Campanha de conscientização para coleta seletiva é iniciada em Itu

Começou nesta segunda-feira, dia 6 de outubro, nos bairros Vila Progresso e Rio Araguaia, uma campanha de sensibilização da população para a correta separação do material reciclável para a coleta seletiva. Os moradores de Itu receberão a visita da equipe do programa “Dê a Mão para o Futuro” Reciclagem, Trabalho e Renda e dos cooperados da Comarei – Cooperativa de Recicláveis.

Eles circularão nas ruas, entregando folhetos e imãs de geladeira, para que a população possa identificar em qual dia da semana o caminhão de coleta seletiva passará. Além disso, será feita a divulgação do programa por meio de veiculação de peças publicitárias e cartazes de caráter educativo.

A ideia da ação, que integra a programação da 4ª edição do “Mês do Consumo Sustentável”, é que os moradores passem a separar, cada vez mais, os recicláveis para que a cidade contribua para redução do lixo descartado. Em 2013 foi coletada e transportada uma média diária de 151,1 toneladas de resíduos sólidos domiciliares no município de Itu.

Ao todo, serão distribuídos 68 mil folhetos instrutivos aos ituanos. Na cidade existem seis setores de coleta seletiva, com programações de coleta no período diurno e frequência alternada uma vez na semana, de segunda a sábado. Os resíduos coletados são transportados para o centro de triagem da Comarei, onde são triados e comercializados junto às indústrias recicladoras.

Confira abaixo os dias e os bairros que receberão a campanha:

Terça-feira, dia 7 de outubro
Rancho Grande, Jardim Eridano e Vila Prudente de Moraes

Quarta-feira, dia 8 de outubro
Bairro São Judas e Santa Laura

Quinta-feira, dia 9 de outubro
São Camilo

Sexta-feira, dia 10 de outubro
Parque América

Sábado, dia 11 de outubro
Alberto Gomes

Segunda-feira, dia 13 de outubro
Vila Ianni e Vila Bandeirantes

Terça-feira, dia 14 de outubro
Parque Nossa Sra. Aparecida, Mayard e Nossa Sra. Candelária

Quarta-feira, dia 15 de outubro
Jardim Aeroporto

Quinta-feira, dia 16 de outubro
Parque Industrial e Parque das Indústrias

Sexta-feira, dia 17 de outubro
São Luiz e Jardim Rosinha

Sábado, dia 18 de outubro
Residencial Itaim, Residencial Itaim I e II

Sobre o programa

O programa “Dê a Mão para o Futuro” Reciclagem, Trabalho e Renda, coordenado pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) em parceria com a Prefeitura de Itu, concluiu os investimentos na Comarei, responsável por coletar aproximadamente 250 toneladas de materiais recicláveis por mês.

A cooperativa fazia o serviço de triagem do lixo manualmente antes da parceria com o programa, que doou esteira elevada e investiu em capacitação dos cooperados. Com a instalação do equipamento, o projeto pretende contribuir com o aumento da produtividade da cooperativa, bem como otimização da logística de separação para reciclagem, além de colaborar para o uso mais eficiente do espaço para profissionalização.

A partir da capacitação dos 77 cooperados ituanos que trabalham no galpão localizado no bairro São Judas Tadeu, o “Dê a mão para o Futuro” visa promover a segurança no ambiente de trabalho e, acima de tudo, desenvolver e gerar mais renda aqueles que vivem da reciclagem de lixo.


Fonte: website itu.com.br

Comments

Open chat
Como posso te ajudar?