Brasil mantém liderança em categorias de Fragrâncias e Desodorantes em 2012

Terceiro maior mercado consumidor de HPPC é segundo colocado em Banho, Cabelos, Infantis, Masculinos e Proteção Solar

A indústria de HPPC (Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) manteve a expansão acima dos dois dígitos e cresceu 15,62% em 2012 em valor para vendas líquidas – “Ex-Factory”, passando de R$29,4 bilhões em 2011 para R$34 bilhões em 2012, mantendo média de crescimento real nos últimos cinco anos na casa dos 10%. A perspectiva de crescimento anual é de acima dos dois dígitos até 2017.

Segundo o presidente da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), João Carlos Basilio, “inúmeros fatores permitiram crescimento consecutivo da indústria acima dos dois dígitos nos últimos 17 anos, entre eles o aumento da expectativa de vida, a expansão da classe C, a modernização das fábricas e os ganhos de produtividade”.

Em 2012 a categoria Fragrância faturou – em preços de fábrica, Ex-Factory – R$5,4 bilhões (15,9% do faturamento total) e Desodorantes teve resultado de R$3,3 bilhões (9,7% do faturamento total), também Ex-Factory. A categoria Fragrância teve crescimento médio de 14,2% nos últimos cinco anos e Desodorante de 15,3% no mesmo período, ambos na primeira colocação mundial do setor.

Na vice-liderança mundial estão as categorias Banho (R$3,4 bilhões – crescimento médio de 15,7% nos últimos cinco anos), Cuidados dos Cabelos (R$7,7 bilhões – crescimento médio de 7,7% nos últimos cinco anos), Infantis (R$1,3 bilhões – crescimento médio de 17,9% nos últimos cinco anos), Masculinos (R$4,1 bilhões – crescimento médio de 16,2% nos últimos cinco anos) e Proteção Solar (R$1,1 bilhões – crescimento médio de 11,2% nos últimos cinco anos).

Os investimentos mostram que inovação é realmente um dos pontos focais do setor: em 2012 as indústrias de HPPC aplicaram R$13,6 bilhões em Ativos, Pesquisa & Desenvolvimento e Fortalecimento de Marcas, um total 18% maior que em 2011.

Mercado Mundial

O País permaneceu também como o terceiro maior mercado consumidor de produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos no ano passado, com 9,6% de share (EUA é o primeiro com 15,9% e Japão é o segundo com 10,9%).

Em preços ao consumidor a indústria manteve-se em USD42 bilhões (alta de 0,3% e equivalente a 1,8% do PIB nacional). Caso a desvalorização do dólar tivesse sido de 5% e não de 17,4% (cesta de moedas ABIHPEC), a porcentagem de crescimento seria de 12,4% – valores em dólares americanos.

O setor de HPPC cresceu 1,4% mundialmente em 2012, sendo que quatro dos dez maiores mercados (França, Rússia, Itália e Alemanha) registraram quedas.