Com aporte de R$ 3 milhões, programa “Dê a Mão para o Futuro”, da ABIHPEC, beneficiará 5 mil catadores durante crise pandêmica

Plano de auxílio tem como foco ajudar financeiramente catadoras e catadores de materiais recicláveis que tiveram suas operações comprometidas pelo coronavírus

Foto:  cooperativa de materiais recicláveis de Natal – Coopcicla, Imagem de arquivo de 2019, antes da pandemia do coronavírus. Crédito: Agência 59 mil

Em meio à pandemia do coronavírus (COVID-19) no Brasil, a ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) tem atuado para atender às demandas da população para itens de higiene pessoal, mas também resguarda uma preocupação direta com seus parceiros. No contexto da gestão de resíduos sólidos e do Sistema de Logística Reversa no país, as cooperativas de catadoras e catadores de materiais recicláveis são o elo desta cadeia produtiva que vêm sofrendo mais rapidamente os efeitos econômicos desta crise.

Com a sustentabilidade como um de seus principais pilares, a  ABIHPEC, fundadora e coordenadora do programa “Dê a Mão para o Futuro” – Reciclagem, Trabalho e Renda (DAMF), em parceria com a ABIMAPI (Associação Brasileira de Biscoitos, Massas Alimentícias e Bolos Industrializados), elaborou um plano de auxílio financeiro para contribuir com cerca de 5 mil catadoras e catadores, distribuídas em 20 estados e o Distrito Federal, no valor R$ 600 por cooperado, pagos em duas parcelas, totalizando um aporte de R$ 3 milhões de reais, considerando inicialmente o período de abril e maio.

“Em levantamento realizado pelo DAMF com as mais de 150 cooperativas parceiras, os números apontam que 98% estão com suas operações totalmente paralisadas por força de decretos ou recomendações sanitárias, ou ainda, com suas operações comprometidas devido à paralização de coleta e a dificuldade ou impossibilidade de venda dos materiais, e 88% dessas não contam com qualquer espécie de suporte temporário por parte de governos locais e estaduais”, afirma Rose Hernandes, coordenadora do DAMF e diretora de Meio Ambiente da ABIHPEC.

Conforme estudos elaborados por técnicos do programa, o planejamento para o repasse dos recursos será dividido em três etapas, priorizando inicialmente cooperativas com operações fechadas ou sem possibilidade de venda dos materiais, seguido de cooperativas funcionando parcialmente e/ou com venda parcial de materiais, e, por fim, cooperativas parcialmente fechadas com venda normal de materiais.

Os valores previstos do auxílio financeiro do programa serão calculados por cooperativa ou associação de catadoras e catadores participantes do programa e, em seguida, repassados a cada cooperado. A logística de repasse ainda conta com o apoio de 15 instituições capacitadoras que fazem o acompanhamento técnico rotineiro destas cooperativas, mobilizando mais de 70 técnicos para tal operação.

“O setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos segue trabalhando fortemente, por meio de iniciativas que viabilizem auxílio para as cooperativas do DAMF, que são fundamentais para a ABIHPEC e seu programa de logística reversa”, afirma João Carlos Basilio, presidente-executivo da ABIHPEC. “Buscaremos colaborar ao máximo com nossos parceiros, além de seguir com ações que beneficiem esse grupo de trabalhadores que realiza um trabalho fundamental para o fomento da reciclagem em nosso país”, finaliza.

Sobre o Dê a Mão Para o Futuro – DAMF

Unir ações que viabilizem a reciclagem de resíduos sólidos urbanos, reduzindo assim o volume de materiais que seriam destinados aos aterros e, em paralelo, criar oportunidades para a melhoria das condições de trabalho, qualidade de vida e renda dos catadores de materiais recicláveis. Em síntese, esta é a proposta do programa “Dê a Mão para o Futuro” Reciclagem, Trabalho e Renda, desenvolvido pela ABIHPEC, em 2006, como uma alternativa viável para suas associadas no gerenciamento de resíduos sólidos pós-consumo. Mais informações: www.maoparaofuturo.org.br

Sobre a ABIHPEC

A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) é uma entidade privada que tem como finalidade representar nacional e internacionalmente as indústrias desse setor, de todos os portes e instaladas em todo o país, promovendo e defendendo os seus legítimos interesses, por meio de ações e instrumentos que contribuam para o seu desenvolvimento, buscando fomentar a competitividade, a credibilidade, a ética e a evolução contínua de toda a cadeia produtiva. Mais informações: www.abihpec.org.br