Compradores e jornalistas internacionais convidados pelo Beautycare Brazil promovem negócios internacionais na Hair Brasil 2013

O Beautycare Brazil trouxe ao Brasil quatro compradores internacionais da América Latina (Colômbia, Chile, Peru e Venezuela), que visitarão a feira Hair Brasil 2013, que estiveram presentes na Rodada de Negócios Internacionais do Evento, promovendo o comércio exterior do setor brasileiro. Ao todo 6 empresas do projeto (Márcia Cosméticos, De Sirius, Sweet Hair, Embelleze, Vidal Life e Kiva) participaram deste encontro, que visa a geração de negócios e a expansão nos mercados selecionados.

O projeto convidou também jornalistas internacionais dos Emirados Árabes, dos veículos Khaleej Times, um dos mais importantes jornais em língua inglesa da região e Gulf Business, revista que circula em diversos mercados árabes.

O Beautycare Brazil é coordenado pela ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). As empresas participantes do Beautycare Brazil serão identificadas na feira com totem à frente do estande.

Dados de mercado

O Brasil é hoje o 25º mercado exportador de produtos de HPPC (Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), de acordo com dados do GTIS de 2011. A posição de terceiro maior mercado consumidor do setor no mundo coloca o País também à frente no quesito “capacidade instalada de fabricação”, tornando a indústria local capaz de atender com agilidade também o mercado externo.

O crescimento constante acima dos dois dígitos nos últimos 17 anos impulsionou também os resultados positivos em 2012, quando o País registrou aumento de 15,62%, mantendo a terceira posição do ranking mundial.

Com 12,5% de participação no share mundial, o Brasil continuou vice-líder no segmento de Cuidados para Cabelos em 2012. Ao todo foram consumidos USD 9,2 bilhões em produtos do gênero ano passado, contra USD 9,11 bilhões em 2011 (preços ao consumidor), um crescimento de 1,7%.

O País permaneceu também como o terceiro maior mercado consumidor de produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos no ano passado, com 10% de share (EUA é o primeiro e Japão é o segundo). Segundo o presidente da ABIHPEC, João Carlos Basilio, “alguns fatores que permitiram crescimento consecutivo da indústria acima dos dois dígitos nos últimos 17 anos são o aumento da expectativa de vida, a expansão da classe C, a modernização das fábricas e os ganhos de produtividade”.

Os investimentos mostram que inovação é realmente um dos pontos focais do setor: em 2012 as indústrias de HPPC aplicaram R$13,6 bilhões em Ativos, Pesquisa & Desenvolvimento e Fortalecimento de Marcas, um total 18% maior que em 2011.

Quando analisados os dados Ex-Factory (saídos de fábrica, sem adição de impostos), a categoria de Cuidados com os cabelos chega a R$7,75 bilhões (em 2011 o País consumiu o equivalente a R$6,72 bilhões destes produtos). Xampus são destaques, responsáveis por 24,7% do share; seguidos de Tratamento (24,7%); Colorir (20,9%); Condicionadores (18,4%); Permanente e Alisante (2,7%) e Fixadores (2,0%). Em volume isso é equivalente a 526,4 mil toneladas, contra 522,7 mil toneladas no ano anterior.

Em valores Ex-Factory os Xampus registraram R$2,4 bilhões em vendas líquidas; os produtos para tratamento capilar R$1,9 bilhão; colorantes/descolorantes R$1,65 bilhão; condicionadores R$1,42 bilhão; permanentes e alisantes R$207,8 milhões e fixadores / modeladores R$152,6 milhões.

 

 

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