Com mais de duas décadas de experiência no setor de HPPC, diretor da Chemyunion estará no cargo no biênio 2020-2022
O Conselho Científico Tecnológico da ABIHPEC será presidido por Sérgio Gonçalves no biênio 2020-2022. Com mais de duas décadas de experiência no setor de HPPC, o diretor de Marketing Global e Relações Institucionais da Chemyunion assume o cargo em um momento relevante para a indústria que tem desempenhado papel essencial no combate à proliferação da COVID-19.
Criado em 2012, o Conselho reúne especialistas da indústria e pesquisadores acadêmicos, com o papel de propor alternativas e soluções para alavancar pesquisas e o desenvolvimento técnico-científico do setor. Gonçalves chega com a responsabilidade de liderar a maximização dos resultados e aproveitamento das oportunidades que se apresentem nos temas correlatos ao Conselho.
“Os processos digitais, impulsionados pela COVID-19, apresentam uma aceleração para a indústria. Quando pensamos em inovação, idealizamos uma cadeia de pesquisa e desenvolvimento mais ágil, com processos mais dinâmicos e colaborativos para fazer frentes a este cenário VUCA, que em português representa um ambiente volátil, incerto, complexo e ambíguo”, comenta Sérgio Gonçalves.
O conselho tem vários canais e formas de disseminar conteúdos de ciência e tecnologia e há espaço para um outro olhar, ainda mais alinhado com a perspectiva atual da ABIHPEC. “Isso significa buscar uma produção científica, alinhada com suas diretrizes em prol de contribuir ainda mais para o desenvolvimento do setor”.
O Conselho Científico Tecnológico, além da ampliação do conhecimento estratégico e de fornecer maior celeridade aos processos, também tem como papel promover oportunidades de parcerias nacionais e internacionais para o setor, além da redução de custos e otimização dos investimentos.
“O uso de inteligência artificial, a ampliação de parcerias com associações brasileiras e de outros países, dentro de um modelo colaborativo, podem ser formas efetivas de atingir esta contribuição”, lembra Gonçalves, que aposta no Portal INOVAÇÃO ABIHPEC para ampliar o leque de conhecimento dos profissionais do setor, por meio de uma comunicação mais abrangente.
Questionado sobre o legado que pretende deixar à frente do Conselho, Sérgio Gonçalves disse “O objetivo é crescer pelo todo e não pelas partes. Unir ainda mais o Conselho e darmos uma contribuição relevante do ponto científico e tecnológico para o setor de HPPC”.