Confiança do empresário industrial cai ao menor nível em 16 anos



Por Valor SÃO PAULO ­

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) caiu para 37,5 pontos em março, o menor nível desde janeiro de 1999, quando a pesquisa começou a ser feita. Foi a terceira queda consecutiva mensal do indicador, que está 19 pontos abaixo da média histórica, de 56,5 pontos. Os dados são da pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta terça­feira. Os valores do Icei variam de zero a cem pontos. Abaixo de 50 indicam falta de confiança.

Nos últimos 12 meses, o ICEI acumula queda de 15 pontos. A redução de 2,7 pontos registrada neste mês na comparação com fevereiro mostra que os empresários estão cada vez mais pessimistas, observa a pesquisa. Isso é resultado do fraco desempenho da indústria, das incertezas sobre o impacto das medidas de ajuste da economia e da preocupação com a crise da água e do aumento da energia, explica, em nota, o economista da CNI Marcelo Azevedo. “A falta de confiança se intensificou nos últimos meses entre os empresários de todos os segmentos industriais”, mostra o levantamento, feito com 2.846 empresas entre os dias 2 e 11 deste mês.

Na indústria de transformação, o Icei ficou em 37,2 pontos. Na indústria da construção, foi de 38,4 pontos e, na indústria extrativa recuou para 40,7 pontos. Além da percepção de piora das condições atuais, os empresários estão pessimistas com o futuro. O índice de expectativas em relação ao desempenho das empresas e da economia nos próximos seis meses caiu 2,7 pontos em março e ficou em 41,4 pontos, o valor mais baixo da série iniciada em janeiro de 1999.

Fonte: Valor

Comments

Open chat
Como posso te ajudar?