Confiança do setor de serviços é a menor desde abril de 2009



O Índice de Confiança de Serviços (ICS) registrou o menor nível desde abril de 2009 ao ceder 0,7% em junho, ante maio, para 106 pontos, considerando-se dados com ajuste sazonal. A queda foi, contudo, menos marcada do que a apurada em maio e em abril, de 5,7% e 3,1%, respectivamente, conforme levantamento da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Segundo a instituição, a piora do indicador de confiança de junho foi determinada pela redução de 1,5% no Índice da Situação Atual (ISA-S) – quarto recuo consecutivo. O Índice de Expectativas (IE-S) cedeu apenas 0,2%.

Entre os componentes do ISA-S, o indicador de volume de demanda atual recuou 1,9% frente a maio e aquele referente à situação atual dos negócios declinou 1,1%. 

“O resultado de junho mostra um quadro desfavorável para o setor no segundo trimestre, embora haja uma suavização na tendência de queda em junho. Prevalece a percepção de um cenário de deterioração no ritmo de negócios, embora a ligeira alta do Indicador de Tendência dos Negócios nos seis meses seguintes tenha sido um sinal favorável depois de alguns meses de expectativas em queda”, diz a FGV, em nota.

Fonte: Valor On-Line

Comments

Open chat
Como posso te ajudar?