As tendências de marketing digital estão sempre sendo atualizadas. Por isso, para garantir que o seu negócio não fique para trás, é essencial acompanhá-las de perto.
Porém, sabemos que nem sempre é fácil saber quais são as estratégias, tendências e ferramentas que estão em alta no momento. Afinal, são muitas novidades em pouco tempo, não é mesmo?
Mas é para te ajudar nessa missão que preparamos esse texto! Acompanhe e confira quais são as principais tendências de marketing digital para 2023. Então, garanta que a sua empresa esteja acompanhando de perto todas essas novidades!
O que mudou em 2022?
A cada ano que passa, podemos observar diversas mudanças que acontecem na área do marketing digital. E em 2022 não foi diferente.
Uma grande tendência que ganhou destaque está relacionada com a segurança e a privacidade dos usuários. Isso porque o marketing digital não acompanha apenas as novidades que envolvem a tecnologia, mas também ajustes relacionados às leis.
Assim sendo, leis e normas diversas, como a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), ganharam mais força. Uma delas diz respeito ao possível fim dos cookies nos endereços virtuais e, também, ao uso de dados de terceiros.
A preocupação com essa questão envolvendo a segurança dos usuários e a nossa legislação ainda terá uma longa caminhada pela frente, mas é preciso tê-las em mente na hora de pensar em suas estratégias de marketing digital para 2023.
Inclusive, é provável que durante este ano nós já possamos observar algumas consequências dessas mudanças na coleta e no uso dos dados das pessoas pelas marcas. E como o objetivo das empresas é manter a mesma profundidade de informações sobre o público, é esperado que elas apostem em uma coleta de dados mais longa e profunda, buscando construir comunidades.
– Veja também: Entenda como será o futuro sem cookies no Marketing Digital
Quais as principais tendências do marketing digital para 2023? Confira 5 delas para ficar atento!
1. Marketing Conversacional, com ferramentas de inteligência artificial cada vez mais humanizadas e eficientes
Uma das grandes tendências de marketing digital que ganham força para 2023 está relacionada com o marketing conversacional, ou de conversação. Mas o que é esse formato de marketing?
Pois bem, essa técnica consiste na utilização de tecnologias (como a inteligência artificial de chatbots, por exemplo) para atender o cliente de forma ágil, humanizada e personalizada.
Cada vez mais inteligentes, os bots utilizam uma linguagem natural e humanizada ao interagir com os visitantes. Assim, de forma estratégica e eficiente, os bots os guiam em sua jornada de compra e geram uma experiência positiva ao público.
2. Marketing de influência
Os influenciadores estão em alta.
Inclusive, de acordo com um importante relatório da Nielsen, foi revelado que 71% dos entrevistados confiam em anúncios e opiniões emitidos por influencers. Já outra pesquisa, feita pela YOUPIX, mostra que 73% dos respondentes já compraram algum produto recomendado por influencers.
Ou seja, investir em uma estratégia de marketing de influência pode ser extremamente positivo para o sucesso da sua marca. Entretanto, é preciso que o influenciador – ou influenciadores, – realmente convençam e conquistem o público, tornando-se embaixadores da sua marca.
– Para saber mais sobre esse assunto, confira: Marketing de Influência: como definir estratégias com influenciadores digitais?
3. Conteúdos interativos, imersivos e que fazem o público se “sentir parte” da ação
Enquanto o marketing tradicional era um caminho de apenas uma via – a marca produzia o conteúdo e o público recebia de forma passiva, – o marketing digital é um caminho de duas vias. Afinal, no marketing digital, o público também pode interagir com as ações.
Assim, cabe às empresas pensarem em boas formas de utilizar todo o potencial que o marketing de interação oferece. As possibilidades são infinitas, e vão desde uma “caixinha de perguntas” no Instagram para se aproximar do público e responder às suas dúvidas, até a utilização de materiais produzidos pelos próprios clientes que são consumidores e propagadores da marca.
– Veja também: Marketing Interativo: o que é e como aplicar
4. Marcas que valorizam a responsabilidade social, a diversidade, a empatia e a inclusão
A inclusão, a diversidade e a responsabilidade social nunca estiveram tão em alta. E é esperado que essas causas ganhem ainda mais espaço nos próximos anos.
Para se ter uma ideia, de acordo com um estudo feito pelo Instituto Locomotiva e publicado no portal da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), 76% dos brasileiros acreditam que seja papel das marcas e empresas apoiar a diversidade.
Esse é um bom indicador que reforça o quanto o público atual é engajado com causas sociais.
E, como o consumidor atual prefere consumir produtos e serviços de marcas com as quais sente-se representado, é importante que a sua empresa mostre, na prática, que está desenvolvendo ações que tenham esse cunho ético, social, sustentável e empático com o mundo.
– Confira: Marketing inclusivo: 3 mudanças de mentalidade que a sua marca pode fazer
5. Conteúdos em diversos formatos: existe público para tudo!
Por último, mas não menos importante, mais uma das tendências de marketing digital que merece destaque está relacionada com o formato dos conteúdos utilizados para as ações de marketing.
Isso porque, apesar de ser possível observar um aumento no consumo de materiais em vídeos menores – o TikTok é uma prova disso – ainda há muito espaço para todos os formatos de conteúdos.
Inclusive, é possível (e recomendado!) utilizar o mesmo assunto e trabalhá-lo de formas diferentes para plataformas e redes sociais diversas. Assim sendo, não pense que os vídeos são o único formato possível para você fazer suas campanhas ou que é hora de abolir os textos mais longos.
O importante é compreender essa diversidade e fazer parte dela, explorando ao máximo as plataformas e os formatos de conteúdos existentes. Assim sendo, alguns exemplos de materiais que você pode desenvolver são:
- Vídeos com durações variadas e para diversas plataformas – YouTube, TikTok, Instagram, entre outros;
- Podcasts e demais materiais em formato de áudio;
- Conteúdos em formato de texto, desde blogposts, passando por e-books, guias, newsletter, whitepaper;
- GIFs, Imagens e carrosséis para redes sociais, etc.
Fonte: Nerd Web