Conheça o Núcleo: Santa Catarina



As empresas participantes do Núcleo Regional de Santa Catarina estão mostrando resultados positivos tanto individualmente quanto em grupo no Estado. As ações promovidas pelo PDS/HPPC (Programa de Desenvolvimento Setorial de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), aliadas aos investimentos e dedicação das próprias companhias estão possibilitando o crescimento da região, fortalecendo a indústria local e colocando as marcas no mapa dos compradores nacionais e internacionais. Para a consultora Gisella Simões, o PDS/HPPC é enxergado pelos micro e pequenos empresários da região como um projeto que os apoia e defende, sendo uma força que dá voz às necessidades do grupo. “Os empresários são sedentos por informações e por uma aproximação com as entidades. Antes não havia interação, não havia troca de experiência. Depois de mais de dois anos de trabalho, já há um processo de cooperação, de aumento da qualidade e da gestão”, ressalta.

No mês de abril 14 companhias do grupo expuseram seus produtos pela primeira vez em conjunto por meio do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em parceria com a SEDE – SC (Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Santa Catarina) na Hair Brasil 2013. As marcas estiveram na feira sob a orientação de Maria de Lourdes Heidenreich, analista da Instituição. “Com o nosso apoio as empresas conseguem 100% da estrutura necessária, além do transporte de mercadorias e de um treinamento especial sobre as necessidades de posicionamento no evento”, diz Maria de Lourdes.

Ações como essa permitem uma maior aproximação dos empresários, que promovem negócios entre eles e ampliam a rede de contatos. Para a terceirista Ana Cristina Kuntze, da Anaze Cosméticos, por exemplo, a proximidade com os empresários abriu caminhos para a conquista de novos clientes já em Santa Catarina, como a fábrica Natucera, que também expôs na Hair Brasil. “O trabalho do PDS/HPPC trouxe união ao setor no Estado, permitindo uma troca de informações que antes não existia. Com isso foi possível entender as necessidades das companhias e adequar até mesmo o atendimento e a produção”, fala Ana Cristina.

“As palestras da área tributária, o contato mais próximo com os compradores e a força que os nomes ABDI, SEBRAE e ABIHPEC possuem trazem um grande ganho para as companhias. As informações obtidas nos permitem adequar a produção, agilizar os procedimentos e ganhar mercado, como no caso da apresentação de Hábitos de Consumo, que mostrou a possibilidade de expansão na área de depilatórios”, diz Vanete Mafra, diretora da Natucera.

Com as ações de incentivo do PDS/HPPC as oportunidades ultrapassam as fronteiras e chegam até mesmo ao exterior, como é o caso da Nanovetores, que após o contato com as ações do PDS/HPPC chegou ao Beautycare Brazil, permitindo a participação da companhia na InCosmetics, em Paris, França. “Sempre foi nosso sonho participar deste evento, que é considerado o mais importante do mundo para insumos. Somente a partir da aproximação que o PDS/HPPC proporcionou com a ABIHPEC foi que pudemos perceber que havia, na Entidade, o Beautycare Brazil, projeto que possibilitaria nossa participação neste evento e em outras ações que promoveriam a exportação de nossos produtos”, explicou Ricardo Henrique Ramos, diretor da empresa.








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