Conselhão



Presidente fala em manter ambiente favorável ao investimento, ampliar relação público-privada e priorizar infraestrutura

O que houve


Após ministros apresentarem ‘balanços’ sobre as políticas social, educacional e econômica do governo, a presidente Dilma Rousseff discursou aos membros do ‘Conselhão’ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – CDES), conforme destaques abaixo:


»      GARANTIAS | Project Finance | ‘desafio’ – O governo estuda medidas para destravar projetos de infraestrutura, sobretudo ferroviária, parados por incertezas ligadas às garantias financeiras. Entre as garantias em análise estão “Equity Support Agreement (ESA)” e o “Project Finance”.

»      “[É necessária] a construção de modelos em que o próprio investimento seja considerado garantia. Sempre chegamos perto, mas jamais superamos. O ministro Guido sabe as dificuldades e os desafios que são para se fazer projeto Finance no Brasil”. Dilma Rousseff.


»      INVESTIDOR REMUNERADO – A presidente defendeu o fortelecimento do mercado privado de crédito de longo prazo, a manutenção do ambiente favórável aos investimentos em infraestrutura e a criação de novos modelos de garantia para grandes projetos.

»      “O investidor tem de se sentir remunerado, porque senão ele também não vai investir.” Dilma Rousseff

»      PÚBLICO-PRIVADO – Ela defendeu as parcerias público-privadas, desde a construção direta de grandes obras até a concessão, passando por todas as outras formas derivadas como PPPs.

»      “Não é possível também fazer investimentos significativos se não houver uma parceria público-privada, assuma ela a forma que assuma” Dilma Rousseff

Sem citar datas ou apresentar dados concretos, a Presidente defendeu a ampliação de investimentos em ferrovias, hidrovias, telecomunicações (backbone e backroll), em geração e transmissão de energia e a manutenção de investimentos em rodovias.

»      CABOTAGEM – O governo prepara um novo marco regulatório para a cabotagem.


»      “Temos de modernizar o marco regulatório da cabotagem, ampliando e fomentando seu desenvolvimento”. Dilma Rousseff.


»      HIDROVIAS – ‘Concessão’ – Desde 2013, o governo estuda um modelo para a concessão de hidrovias. Prioridade é escoar a produção agropecuária do centro-oeste.


»       “Tudo o que está acima do paralelo 16 tem de ser prioritário, porque toda a nossa produção graneleira tem um ganho de 30 dólares a tonelada quando é escoada na combinação rodovias-hidrovias ou ferrovia-hidrovia”.

Fonte: Patri Políticas Públicas

Comments

Open chat
Como posso te ajudar?