Consumidores esperam inflação de 7,3% em 12 meses, aponta FGV



IDIANA TOMAZELLI

Na pesquisa anterior, consumidores esperavam inflação de 7,2%; expectativa do mercado é de que o IPCA fique em 6,3% em 2014

RIO – Consumidores estão pessimistas quanto a inflação. A mediana da inflação esperada pelos consumidores nos próximos 12 meses atingiu 7,3% em setembro, informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV), que divulgou o Indicador de Expectativas Inflacionárias dos Consumidores.

O resultado representa uma leve avanço em relação a agosto, quando as famílias apontavam, em média, alta de 7,2% nos preços no período à frente. O número ficou acima do teto da meta estabelecido pelo governo, de 6,5%.

“Embora a atividade tenha arrefecido, o aumento no acumulado da inflação medida pelo IPCA e a expectativa sobre os reajustes previstos para o próximo ano contribuíram para manter a expectativa da inflação para 12 meses estável”, diz a instituição em nota. No mesmo período, os especialistas ouvidos pelo Banco Central no Boletim Focus manifestaram expectativas de 6,3% em média, apontou a FGV.

O Indicador de Expectativas Inflacionárias dos Consumidores é obtido com base em informações coletadas no âmbito da Sondagem do Consumidor. Produzidos desde setembro de 2005, os dados vinham sendo divulgados de forma acessória às análises sobre a evolução da confiança do consumidor. Desde maio de 2014, as informações passaram a ser anunciadas separadamente.

Fonte: Estadão

Comments

Open chat
Como posso te ajudar?