Por Juliana Elias, Arícia Martins e Denise Neumann
O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, defendeu nesta segunda-feira que o Brasil volte a se inserir no mercado global e aumente suas exportações. Este seria um dos motores para a retomada do crescimento econômico, segundo o ministro.
“Temos que dar mais um passo no desenvolvimento do Brasil e aumentar a nossa associação à economia mundial. O mercado está em transformação e estamos atentos às necessidades das empresas. É fundamental para retomarmos o nosso crescimento”, disse Levy, que discursa nesta manhã em um evento na Câmara de Comércio França-Brasil, em São Paulo.
“O Brasil é um mercado extraordinário, mas muitas vezes é visto como mercado consumidor apenas. Precisamos ir mais além, nos inserir mais nas cadeias de produção. E eu acho que tem que haver exposição das companhias brasileiras, e também do próprio governo, para entender o que é necessário para que a economia seja mais agressiva, mais combativa, e volte a crescer nos mercados internacionais”, disse.
Segundo o ministro, até o início dos anos 2000, as exportações eram superavitárias, cenário que, a partir de 2004, “com o aumento da demanda, obviamente sofreu uma reversão”, afirmou. “É evidente que precisamos voltar a aumentar as exportações da nossa indústria”.
“Eu ousaria dizer que temos hoje maiores condições de competir” disse o ministro, citando a necessidade e os esforços também de se investir no aumento do alcance da educação superior e técnica. “Esse é o segredo para aumentar a produção e, com isso, o bem-estar”.
Fonte: Valor Econômico