Curso de Avaliação Olfativa para pessoas com Deficiência Visual..

Uma iniciativa da empresária Tânia Bulhões em parceria com a Fundação Dorina Nowill para Cegos, o curso teve início nesse dia 20 de setembro, em São Paulo.

História da perfumaria e da arte, linguagem e tendências da perfumaria, famílias olfativas, matérias-primas, avaliação olfativa e sensorial, marketing e comunicação, preparação do para o mercado de trabalho. Estes temas fazem parte de um curso de capacitação pioneiro que acontece em São Paulo na área da perfumaria – “Avaliação Olfativa para pessoas com Deficiência Visual”.

O objetivo é a capacitação profissional de pessoas cegas e com baixa visão para seleção e avaliação de fragrâncias e sua inclusão no mercado de trabalho. A turma é formada em sua maioria por jovens, que já concluíram ou estão concluindo o ensino médio.

“Um dos passos mais importantes na inclusão social das pessoas com deficiência está no mercado de trabalho, pois proporciona condições de sustento próprio e da família, bem como o seu desenvolvimento pleno e independente na sociedade. A capacitação tem um papel fundamental neste processo e é por isto que a instituição tem investido nesta área”, comenta Adermir Ramos da Silva Filho, diretor-presidente da Fundação Dorina Nowill para Cegos.

O curso tem uma metodologia única, conta com recursos diferenciados em termos didáticos no mundo. Entre os materiais de estudo, estão estojos de ingredientes divididos em grupos olfativos produzidos pela empresa Suíça Firmenich, para que os alunos possam treinar seu olfato descobrindo os principais acordes e ingredientes utilizados na fabricação de perfumes. Os estudantes também terão a sua disposição mais 400 perfumes doados pelas principais empresas do setor e material didático acessível. A arquiteta Moema Wertheimer assina o projeto do laboratório adaptado aos alunos.

“Hoje o Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking mundial em consumo de perfumes de acordo com dados do Euromonitor, com grande potencial de desenvolvimento nesta área nos próximos anos”, comenta a coordenadora geral do curso Renata Ashcar, autora de vários livros de referência sobre perfumes e curadora do Espaço Perfume Arte & História, em São Paulo. A coordenação pedagógica é de Rejane Padovani, que será responsável pelo corpo docente e estruturação da metodologia e grade curricular do curso.

O Curso Avaliação Olfativa para Deficientes Visuais é uma iniciativa da empresária Tania Bulhões em parceria com a Fundação Dorina Nowill para Cegos. Formada no Centro de Excelência em Perfumaria de Grasse, na França, e com grande experiência na área, criou linhas de perfume que são sucesso no mercado brasileiro. A capacitação na área de perfumaria é o cumprimento da pena alternativa de prestação de serviços à comunidade a que a empresária foi condenada pela 6ª. Vara da Justiça Federal de São Paulo.

A grade curricular do curso foi adequada conforme um estudo de necessidades e expectativas da indústria de perfumaria. Com 574 horas/aula será realizado em dois módulos. O primeiro, com duração de 1 ano, será dedicado ao ensino teórico e prático sobre os temas relacionados à perfumaria e ao mercado de trabalho. O segundo, com duração de 6 meses, será dedicado ao estágio em empresas para aprimorar as habilidades olfativas do aluno. O projeto inicial prevê a capacitação de 4 turmas, entre agosto de 2011 e dezembro de 2013.

“Para a continuidade do projeto é muito importante que as empresas entendam a importância do trabalho para a pessoa com deficiência, como se dá o processo de inclusão e onde buscar os profissionais”, diz Tânia Bulhões.

Serviço:
Curso Livre de Avaliação Olfativa para Deficientes Visuais
Carga Horária: 574 horas
Período: 11 meses de Curso e 6 meses de estágio
Aulas: 3ªs. e 5ªs. das 14h às 18h – 8 horas/semana
Local: Rua Doutor Diogo de Faria, nº 558, Vila Clementino – São Paulo
Vagas: 12 pessoas com deficiência visual/turma (respeitando um mínimo de 10)
Próximas inscrições: outubro de 2011

Empresas parceiras do projeto: Avon, C-Pack, Du Plessi, Eastman, Edalbras, Eudora, Excellence, Firmenich, Frajo, Givaudan, Granado, Jequiti, Kopiehauss, Koza, L’Oreal, LVMH, Moema Wertheimer Arquitetura, L’Occitane, Mahogany, Natura, Neutrolab, Passion, Renata Ashcar, Robertet, RR, Sigma, Symrise, Takasago Tania Bulhões e Vizcaya.

Comments

Open chat
Como posso te ajudar?