De Bem com Você & Outubro Rosa

Começa no dia 05 de outubro, o movimento mundial de mobilização de prevenção ao Câncer de Mama, conhecido como Outubro Rosa. O movimento dura o mês inteiro e busca alertar as mulheres sobre os riscos e a necessidade do diagnóstico precoce deste tipo de câncer, que é o segundo mais recorrente no mundo, perdendo apenas para o câncer de pele. Segundo estimativas do Inca (Instituto Nacional do Câncer), a doença será responsável por 52.680 novos casos no país até o final de 2013.

A campanha teve início em 1990 nos Estados Unidos durante a realização da primeira Corrida pela Cura, onde os participantes receberam o laço cor-de-rosa, distribuídos pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi ambas nos estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas à prevenção do câncer de mama, denominado como Outubro Rosa.

Para chamar atenção do grande público começaram a iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros, entre outros. Essa ideia foi implantada em todo mundo de modo simples, bonito e feminino, com a motivação e união de diversos povos em torno de uma nobre causa.

No Brasil, o movimento começou em 2002 com a iluminação em rosa do Mausoléu do Soldado Constitucionalista, em São Paulo. Nos anos seguintes outros pontos turísticos receberam o efeito de luz, como o Cristo Redentor (Rio de Janeiro), a Pinacoteca de Santos, Palácio do Planalto e Congresso Nacional (Brasília), entre outros.

Evitar a obesidade, através de dieta equilibrada e prática regular de exercícios físicos, é uma recomendação básica para prevenir o câncer de mama, já que o excesso de peso aumenta o risco de desenvolver a doença. A ingestão de álcool, mesmo em quantidade moderada, é contra-indicada, pois é fator de risco para esse tipo de tumor, assim como a exposição a radiações ionizantes em idade inferior aos 35 anos.

A melhor forma de se evitar a doença é a prevenção. Fique atenta às alterações, como nódulos nas mamas e axilas e mudanças no tamanho e formato das mamas e do bico do seio. Se essas alterações persistirem, procure um médico. A detecção precoce aumenta a chance de cura do câncer.

Saiba mais sobre o De Bem com Você, acesse: http://debemcomvoce.org.br/

ou na FanPage: https://www.facebook.com/Debemcomvoce?fref=ts


Comments

Open chat
Como posso te ajudar?