Dólar não está descontrolado, mas permanecerá alto, diz ministro



SOFIA FERNANDES

O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, afirmou nesta terça-feira (17) que o câmbio não está fora de controle e que o dólar tende a se estabilizar, mas em um patamar mais alto.

Segundo Barbosa, o câmbio “mudou de nível”, voltando aos patamares de 2000 e de 2006, e se ajustou a condições internas e externas.

“Agora há um realinhamento da taxa de câmbio devido a fatores internos e externos –caiu o preço das commodities, dólar subindo no mundo inteiro”, defendeu.

Nesta terça, a moeda americana bateu R$ 3,28.

RECUPERAÇÃO

Barbosa, que participa de audiência pública na CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado, afirmou que a economia brasileira deve começar a se recuperar ainda no segundo semestre deste ano, quando os efeitos restritivos do ajuste fiscal em curso for absorvido.

“Estamos trabalhando para antecipar essa recuperação, para que ela posa acontecer a partir do terceiro trimestre. Estamos tomando medidas para recuperar confiança, recuperar investimentos. Passados os efeitos dessas medidas, a economia se adapta e volta a crescer”, disse.

Segundo o ministro, as ações do governo para aliviar o quadro fiscal envolvem mais redução de despesas do que aumento de receitas.

O ajuste -que o governo projeta em torno de R$ 111 bilhões- deve ser atingido 70% por meio do corte de despesa e 30% em aumento da receita -com arrecadação maior de impostos e outras contribuições, disse.

“O governo está propondo pequena elevação de arrecadação, mas não haverá aumento da carga tributária”, disse Barbosa, defendendo que essas receitas estão estáveis desde 2002, em torno de 15% do PIB.

“Entendemos o impacto [da elevação de impostos] em alguns setores, o impacto político, e não iríamos propor um aumento de receitas se achássemos que elas não são necessária. Elas são necessárias porque vão garantir o reequilíbrio fiscal e o crescimento da economia. E elas não significam aumento de carga tributária.”

INFLAÇÃO

Barbosa afirmou que as medidas em curso, como aumento das tarifas de energia e de impostos sobre a gasolina, terão impacto na inflação apenas neste ano.

“É um aumento temporário, fruto desse realinhamento de preços. A política econômica será capaz de absorver o impacto desse realinhamento e trazer a inflação para baixo”, disse.

“Não tão rapidamente quando desejamos, mas a expectativa de mercado é que o impacto do realinhamento de preços aconteceu sobre a inflação deste ano. A expectativa do ano seguinte estão iguais ou menores do que o mercado estava prevendo”, emendou.

Fonte: Folha

Comments

Open chat
Como posso te ajudar?