Empresas de São Paulo participam de Seminário sobre Capacitação Tributária

Fonte: ABIHPEC

No último dia 21 de julho a ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) realizou o Seminário de Capacitação Tributária pela primeira vez em São Paulo. A ação é parte integrante do PDS/HPPC (Programa de Desenvolvimento Setorial de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), criado em parceria entre a ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), ABIHPEC e SEBRAE Nacional (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

As informações transmitidas foram específicas do setor de HPPC relativas aos Tributos Estaduais, com foco em ICMS Substituição Tributária, Federais, tratando das diversas modalidades de tributação, tais como, Simples Nacional, Lucro Presumido, Lucro Real, PIS/COFINS.

Um dos principais objetivos da palestra foi transmitir aos empresários e às suas áreas tributárias/contábeis, explanações que permitam a realização de planejamento financeiro/fiscal.  Para Manoel Teixeira Simões, diretor da ABIHPEC e palestrante do seminário, a apresentação de informações é fundamental para o crescimento da empresa. “Sem se atualizar ou sem conhecimentos sobre o complexo e volátil Sistema Tributário Brasileiro, com todo seu emaranhado de regras, a empresa fica à deriva, sem norte na definição de estratégias. É preciso aprender e se atualizar sempre, para manter a companhia em dia com suas obrigações fiscais”, diz.

Francisco Manfrin, diretor administrativo da Cosbrasil Cosmético, esteve na apresentação e considerou a ação de grande importância: “Especialmente para as empresas de pequeno porte, como a minha, esta foi uma forma de obter informações especializadas sobre os tributos, de maneira mais direcionada do que as fornecidas pelas assessorias contábeis externas”, disse.

Juarez Lopes, supervisor fiscal da Chimica Baruel, informou que o curso foi uma oportunidade de ampliar o relacionamento com outros departamentos financeiros de empresas de HPPC, bem como obter informações gerais sobre a substituição tributária: “trabalhamos com isso sempre e temos as informações à disposição. Mas a oportunidade de aproximar-se mais da área tributária e financeira da ABIHPEC e de outras indústrias traz benefícios grandes a nosso trabalho”, completou.

Para Regiane Sapin Alcântara, gerente da área financeira da Cadiveu Cosméticos, o mais importante do evento foi a atualização sobre a substituição tributária em cada Estado. “Há alguns Estados com os quais estamos mais familiarizados, mas outros não. Escolhemos a participação de quatro pessoas da Cadiveu, pois queremos ampliar os conhecimentos

Comments

Open chat
Como posso te ajudar?