[:pt]Entrevista – Marina Kobayashi – Encontro Internacional de Inovação e Tecnologia[:]

[:pt]

Entrevista Marina Kobayashi

Coordenadora de Assuntos Econômicos da ABIHPEC

Coordenadora Executiva do Encontro Internacional de Inovação e Tecnologia

 

1) Qual o objetivo primordial do Encontro?

 

O objetivo principal do Encontro é reunir elementos para a construção de diretrizes para a inovação e desenvolvimento tecnológico no País durante os dois dias de discussões, a partir do qual será produzido um documento consolidando os aspectos relevantes apontados pela indústria cosmética. O documento será encaminhado para as autoridades governamentais com o intuito de subsidiar a construção de políticas adequadas para o desenvolvimento tecnológico no Brasil.

 

2) Que públicos ele pretende beneficiar?

 

O público-alvo é constituído por empresários, executivos e profissionais de pesquisa e desenvolvimento, marketing, qualidade, assuntos regulatórios, meio ambiente, dentre outras áreas; autoridades; técnicos do governo; e pesquisadores.

 

3) Porque a escolha do tema Desafios e Oportunidades? O momento é de investimento em Inovação e Tecnologia?

 

O cenário macroeconômico brasileiro tem se apresentado mais favorável nos últimos anos, a exemplo do controle inflacionário; aumento significativo da classe média proporcionando maior poder de compra da população em geral; sem falar da elevação do investment grade nos últimos anos, traduzindo a confiança do investidor estrangeiro no mercado brasileiro. Em meio às turbulências geradas pela crise econômica internacional, o Brasil tem estado no centro das atenções como um grande mercado promissor. Ao mesmo tempo em que a inovação (sistêmica) tem se apresentado como uma solução para o crescimento sustentável do país, a inovação deverá ser a grande responsável pela competitividade da indústria brasileira, impulsionando a economia. Mas todo esse entendimento por si só não será suficiente para consolidar o país como um grande celeiro de inovação. É necessário criar um ambiente propício para esses investimentos. Portanto, há desafios a serem vencidos, mas há também oportunidades que precisam ser aproveitadas e o tempo é agora.

 

4) Empresas de todo o porto devem investir em P&D?

 

Sem dúvida, empresas de todo porte podem e devem investir em PDI para serem competitivas. A indústria de HPPC é altamente demandante de inovações. A cada biênio, cerca de 30% do faturamento da indústria é proveniente de lançamentos.

 

5) Como as empresas de HPPC podem iniciar investimentos/atuações em Inovação e Tecnologia?

 

As empresas têm condições de desenvolver projetos de inovação em parceria com instituições de pesquisa, universidades, fornecedores e até com outras empresas. As parcerias têm mostrado bons resultados, sem mencionar o ganho qualitativo das pesquisas realizadas em conjunto. O ITEHPEC tem trabalhado fortemente as parcerias tecnológicas para fomentar a inovação nas empresas. Em meados deste ano, foi assinado um convênio de cooperação ITEHPEC-IPT, buscando estimular a parceria entre as empresas do setor e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas visando o desenvolvimento de projetos nas áreas de Nanotecnologia e Biotecnologia. Inclusive, os projetos podem ser cooperativos e também individuais. Outro exemplo importante foi a parceria ITEHPEC-INMETRO firmada no final de 2011 visando o desenvolvimento de nanomateriais de referência para a indústria cosmética, um projeto que deverá trazer benefícios para todo o setor.

 

6) O Encontro é um espaço no qual poderemos desenvolver este tipo de parceria? Como isso ocorre?

 

O Encontro Internacional de Inovação e Tecnologia é o lugar ideal para prospecção de parcerias e discussão de projetos. O espaço reúne grandes especialistas em diversas áreas da inovação e pesquisas voltadas à cadeia produtiva de HPPC, além de players importantes do mercado, academia e instituições de financiamento e fomento. Todo esse conjunto propicia as discussões e o desenvolvimento de parcerias para a realização dos projetos conjuntos.

Para acessar a programação atualizada, clique aqui.

 

 [:]

Comments

Open chat
Como posso te ajudar?