ESTUDO BNDES FEP QUÍMICOS: OS CAMINHOS PARA INDÚSTRIA QUÍMICA BRASILEIRA

As empresas de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) contam com ingredientes produzidos com qualidade pela indústria química brasileira, que segundo sua entidade representativa, a Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM), em 2013, obteve o faturamento líquido de US$ 162,3 bilhões. Desse total, U$ 14,7 bilhões foram provenientes das empresas de HPPC. “A parceria entre a indústria química e a esfera de HPPC reforça interesses e ganhos comuns, com alta taxa de crescimento, elevada exigência de inovação e predisposição ao investimento em biodiversidade e sustentabilidade”, afirma Fernando Figueiredo, presidente-Executivo ABIQUIM.

A forte relação entre ambos os setores fortalece o motivo do segmento de HPPC ser um dos analisados pelo Estudo BNDES FEP Químicos, criado com objetivo de identificar caminhos para a indústria química brasileira, assim como as políticas públicas que são necessárias para a sua efetivação.

O apoio do BNDES à indústria é fundamental para desenvolver, ampliar e diversificar as fontes de recursos no país e no exterior, além de aquecer a economia e gerar empregos e renda. “O banco patrocinou a iniciativa com a missão de oferecer para a indústria oportunidades de investimentos e, com isso, estimular e fortalecer a competitividade nacional e internacional. É importante que empresas de todos os portes possam reconhecer as melhores alternativas de diversificação da atividade industrial”, afirmou Martim Francisco de Oliveira e Silva, gerente do Departamento de Indústria Química (DEINQ) do BNDES.

De acordo com o executivo, o setor de HPPC é um dos mais atraentes da economia brasileira por ser muito competitivo e inovador. “No estudo enxergamos diversas oportunidades de investimentos neste segmento, como por exemplo a possibilidade de investir em produção local de desodorante aerossol, aumentar a participação nas exportações para América Latina e desenvolver produtos inovadores a partir da biodiversidade local”, finalizou ele.

Iniciado em maio de 2013, o Estudo foi preparado pelo consórcio Bain & Company/ Gas Energy. Clique aqui e confira a íntegra do Estudo BNDES FEP Químicos.

Comments

Open chat
Como posso te ajudar?