Estudos revelam mudanças nos hábitos dos consumidores de HPPC durante a pandemia

Dados foram divulgados na abertura da Semana ABIHPEC de Mercado, evento que reúne institutos e especialistas para discutir o futuro do setor de HPPC ao longo de toda essa semana

O setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, essencial para a manutenção da saúde, da autoestima e do bem-estar da população, com certeza, foi um dos mais impactados pela pandemia de Covid-19. É o que mostraram as pesquisas dos Institutos Perception e Segmenta, apresentadas na abertura da Semana ABIHPEC de Mercado, ocorrida nesta segunda-feira, dia 27 de setembro, parte do evento online que reúne ao longo de toda essa semana, especialistas para discutir o futuro do setor.

O levantamento realizado pela Perception, em setembro de 2021, revelou que 81% dos consumidores estão mais preocupados com a segurança sanitária, o que levou a intensificação dos hábitos de higiene como o aumento do uso de sabonetes (33%) e a incorporação de novos hábitos, como o uso do álcool em gel (25%). Cerca de 1.000 pessoas acima de 18 anos foram entrevistadas em todas as regiões do Brasil.

Diante do aumento de problemas como a ansiedade e depressão durante o isolamento social, cerca de 43% dos consumidores enxergaram na pandemia uma oportunidade de mudar os hábitos de saúde, de acordo com o estudo do Instituto Segmenta, em 2021. Um dos exemplos disso é a ampliação da rotina de autocuidado. O uso de fragrâncias teve aumento de 14%, enquanto o hábito de realizar skincare aumentou 43,8%. Os números foram base para discussão sobre papel do setor de HPPC na construção da autoestima e felicidade da população e o impacto do ambiente digital nas decisões dos consumidores.

Além da participação dos representantes da Perception e da Segmenta, também estiveram no primeiro dia da Semana ABIHPEC de Mercado o presidente-executivo da ABIHPEC, João Carlos Basílio que realizou a abertura, e o trio de especialistas Rose Hernandes, diretora de Meio Ambiente da ABIHPEC, André Alves, coordenador de Meio Ambiente da Bio Extratus, e Ana Paula Duarte, diretora de Mídia & Marketing da Unilever. Eles fecharam a programação do dia com uma mesa redonda acerca da atuação do setor de HPPC no estímulo de uma produção consciente e sustentável, com redução de danos ao meio ambiente, trazendo à tona iniciativas que permeiam os pilares social, econômico e ambiental, bases de uma atividade setorial sustentável.

A Semana ABIHPEC de Mercado segue acontecendo diariamente, até o dia 1.º de outubro com palestras sobre as tendências do setor de HPPC. Para se inscrever e conferir a programação completa, basta acessar o site da ABIHPEC: www.abihpec.org.br

 

Comments

Open chat
Como posso te ajudar?