Exportações do setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos crescem 16.4% em 2021

Exportações do setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos crescem 16.4% em 2021

Apesar de fechar no acumulado do ano com déficit em relação ao ano anterior, setembro superavitário nas exportações mostra a competitividade dos produtos brasileiros no mercado internacional.

No mês de setembro de 2021, A balança comercial da indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos apresentou superávit no valor de US? 8.0 milhões, revertendo o saldo da balança comercial em relação ao mês de setembro de 2020, que foi deficitário em US? 1.7 milhão. As exportações do setor alcançaram o valor de US? 65.3 milhões, o que representou um aumento de 22,1% em relação ao mesmo mês do ano anterior (US? 57.3 milhões).

Entre os produtos mais exportados em setembro, aparecem com destaque os, produtos de higiene oral (US? 7.7 milhões), produtos para cabelos (US? 17.0 milhões) e os sabonetes (US? 12.3 milhões), com altas de, respectivamente, 73,2%, 41.2%, e 10,8% e em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Já no acumulado de janeiro a setembro desse ano, o Setor de HPPC exportou US? 517.2 milhões, registrando crescimento de 16,4% em relação ao mesmo período de 2020 (US? 444.3 milhões). No entanto, mesmo com o crescimento das exportações, a balança comercial para o setor segue deficitária em US? 14.4 milhões, revertendo o saldo superavitário registrado no mesmo período de 2020 (US? 2.5 milhões).

Importações

No período de janeiro a setembro de 2021, o setor de HPPC teve aumento de 20,3% nas suas importações em relação ao mesmo período do ano anterior, somando cerca de US? 531.6 milhões. Fragrâncias foi o segmento de produtos que mais importou no período, registrando aumento de 85% em relação a 2020. Só no mês de setembro as importações de fragrâncias totalizaram (US? 12.2 milhões). Quando comparados apenas os meses de setembro de 2020 e 2021, o aumento foi de 53%.

Entre os produtos mais importados em setembro de 2021, depois do segmento de fragrâncias, estão Cremes para Pele, Protetores e Bronzeadores (US? 8.8 milhões) e produtos de Higiene Oral (US? 6.8 milhões).

Os resultados apurados demonstram os impactos da desvalorização do real frente ao dólar, mas também, os esforços da indústria nacional de HPPC para manter-se competitiva e atraente para os mercados internacionais.

Empresas do Beautycare Brazil registram crescimento das exportações de janeiro a setembro de 2021

As empresas participantes do Beautycare Brazil (Projeto de Internacionalização da Indústria Brasileira de HPPC), criado pela ABIHPEC em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), registraram US?151,91 milhões em exportações de janeiro a setembro de 2021, uma alta de 38% em relação ao mesmo período em 2020, que já acumulava um aumento de 18% no comparativo com 2019.

O Projeto Setorial Beautycare Brazil reúne 102 empresas participantes que exportaram cerca de 161 produtos destinados a 120 países, entre eles estão produtos acabados; ingredientes; embalagens; serviços de pesquisa clínica e laboratorial e acessórios (cartelas de coloração, equipamentos para salões e spas, mobiliário para salões e spas, soluções para amostragem de produtos de beleza, terceirização de fabricação HPPC.).

Sobre o Beatycare Brazil – O Beautycare Brazil é desenvolvido por meio de uma parceria entre a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Criado nos anos 2000, o projeto setorial tem a finalidade de promover a internacionalização das empresas de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos e alavancar o crescimento das exportações de produtos e serviços que envolvem a cadeia de valor do setor de HPPC. Clique aqui para mais informações.

Sobre a ABIHPEC – A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) é uma entidade privada que tem como finalidade representar nacional e internacionalmente as indústrias desse setor, instaladas em todo país e de todos os portes, promovendo e defendendo os seus legítimos interesses, por meio de ações e instrumentos que contribuam para o seu desenvolvimento, buscando fomentar a competitividade, a credibilidade, a ética e a evolução contínua de toda a cadeia produtiva. Clique aqui para mais informações.

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