Fracassa negociação para conferência da OMC em Bali (DCI – 27/11)

SÃO PAULO – O diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Azevêdo, disse ontem que as negociações preparatórias para a conferência ministerial da organização, na Indonésia, entre os dias 3 e 6 de dezembro, fracassaram. Segundo o diplomata brasileiro, o acordo final entre os países-membros é “elusivo”, apesar de os negociadores terem chegado perto de um texto consensual.


A conferência será um dos encontros de alto nível no âmbito da Rodada Doha da OMC. As rodadas, em geral, têm o objetivo de reduzir as barreiras comerciais entre os países e visam à facilitação desse processo, com a simplificação e a desburocratização dos mecanismos de troca de produtos.

Essa facilitação, no entanto, tem sido um dos principais entraves às negociações, o que também ocorreu no âmbito das reuniões preparatórias, em que não houve avanços significativos. Nesse contexto está a questão da competitividade dos diversos setores industriais e o desequilíbrio da balança comercial de países em desenvolvimento ou de menor desenvolvimento relativo – que, em geral, exportam produtos primários e importam industrializados.

Para Azevêdo, no entanto, o impasse não deve ser polarizado como uma questão entre países desenvolvidos e em desenvolvimento. “Não devemos aceitar as avaliações inevitáveis e simplistas que aparecerão nos próximos dias sobre o porquê de estarmos em um impasse. Isso [o impasse] não é sobre países desenvolvidos versus em desenvolvimento. Não é uma divisão Norte-Sul. Todos nós tentamos”, explicou o diretor-geral.

Comments

Open chat
Como posso te ajudar?