Gestão e empreendedorismo: sua empresa está preparada para 2020?

O ano nem começou direito, mas já estamos de olho no que vem por aí quando o assunto é tendência no empreendedorismo, já que 2019 encerrou com previsões otimistas para a economia com crescimento do PIB para 2,32% e a projeção da inflação abaixo do esperado 3,26%, de acordo com os números da Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia e que foram publicados na Exame.

Pensando nisso, neste post, estamos te trazendo um panorama de tendências para o empreendedorismo, para mostrar quais setores, produtos e serviços terão maior destaque este ano. Confira!

Tendências que já são uma realidade
Para te mostrar que as tendências do empreendedorismo realmente se confirmam com o passar do tempo, resgatamos dados do caderno da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), que há quatro anos vem orientando os médio e pequenos empresários sobre as transformações em vários setores.

Em sua quarta edição, a publicação mostrou algumas tendências de 2014 e 2015 que já foram incorporadas no cotidiano das empresas e no mercado brasileiro, são elas:

Colaboração
A parceria entre indústria, fornecedores e consumidores se consolidou como uma das tendências no empreendedorismo que mais deu resultado. As marcas se aproximaram dos clientes, com as iniciativas de acúmulo de pontos para os consumidores trocarem por produtos ou descontos.

A colaboração de marcas com outros tipos de empresa, celebridades ou influencers para a criação de produtos ou embalagens diferenciadas foi apontada como uma ótima oportunidade de aumentar as vendas. O que de fato aconteceu muito em 2019 e promete continuar neste ano.

Crescimento do mercado de produtos e serviços masculinos
O homem se tornou um público consumidor muito rentável. Pudemos notar o aumento de barbearias em um formato que une espaço para barba, cabelo e manicure, degustação de bebida e até refeições.

Busca por uma vida saudável
O estresse e o cansaço da população devido ao ritmo de vida criaram espaço para uma forte tendência no empreendedorismo: empresas, produtos e serviços voltados para hábitos saudáveis, qualidade de vida e bem-estar.

Domínio digital
Essa é a tendência que mais se faz presente no contexto do mercado atual e promete se intensificar ainda mais. O e-commerce faz parte da grande maioria das estratégias das empresas, bem como a divulgação de produtos nas redes sociais.

No momento em que vivemos, todos os consumidores também são comunicadores e podem atuar como embaixadores das marcas ao expor suas opiniões on-line. Estar presente no digital é uma estratégia fundamental para aumentar as vendas e o reconhecimento da empresa. E com a chance de fazer compras com um clique, o consumidor está, cada vez mais, buscando marcas que sejam neste formato.

Tendências em negócios para 2020:
1. Alimentação “plant-based”
Uma pesquisa recente do Ibope, mostrou que 14% da população brasileira já se declara vegetariana. Número que sugere o grande potencial de negócios que abraçam esse público.

2. Cosméticos naturais
É um dos segmentos que tem tido um crescimento contínuo, de acordo com o Caderno de Tendências 2019-2020 da Abihpec/Sebrae, e também acompanha a tendência de uma busca de estilo de vida mais saudável.

3. Desenvolvimento de aplicativos
Está cada vez mais difícil os desvencilhar dos aplicativos, que se fazem presentes em várias atividades do nosso dia a dia.

Segundo dados de uma pesquisa da Pew Research, publicada no Canaltech, a indústria do desenvolvimento de aplicativos deve movimentar US$ 6,3 trilhões até 2021. O estudo também mostra que 60% dos brasileiros utilizam aplicativos diariamente, o que torna este mercado muito promissor.

Neste universo se encaixam os aplicativos para smartwatches e fit bands, apps que se integram a dispositivos IoT (Internet of Things) e chatbots (robôs de conversação).

4. Mercado pet
No ano passado, o setor movimentou cerca de R$ 18,9 bilhões, de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet). E tudo indica que em 2020 esse mercado deve crescer ainda mais.

E aí, está empolgado com as previsões ou já está em andamento tirando a sua ideia do papel? Acesse nosso Kit De Sucesso e confira os materiais que preparamos sobre planejamento e abertura de empresa que vão te ajudar nessa jornada rumo ao sucesso em 2020.

Fonte: Blog do Sebrae MS

Comments

Open chat
Como posso te ajudar?