Higiene pessoal

Pandemia reforça cuidados com a saúde, e carioca busca produtos que combinam com seu estilo de vida

RIO – Com a pandemia, o carioca ficou mais tempo em casa e reforçou hábitos de higiene e cuidados com a saúde. Lavar a mão virou regra número um e foi acompanhado por mais atenção à pele e aos cabelos. Esse comportamento, também percebido em outras cidades, fez as vendas de itens de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos crescerem 4% no país em plena crise, segundo dados de janeiro a julho da Abihpec, associação do setor.

Na Natura, que segue na liderança na categoria higiene pessoal, a procura por sabonete e álcool em gel teve um salto nos primeiros meses de quarentena. Logo outros produtos se uniram à cesta de compras. Segundo Maria Paula Fonseca, diretora-geral da marca, serviços que antes eram realizados no salão começaram a ser feitos em casa, como as unhas e a tintura dos cabelos. No Rio, hidratantes refrescantes, como as fragrâncias manga-rosa e água de coco da linha Tododia, fizeram sucesso:

— O carioca busca produtos que combinem com o estilo de vida local. Há forte conexão desse público com a natureza, altas temperaturas, praias. O consumidor opta por produtos mais leves e refrescantes.

Na Johnson & Johnson, presente no Brasil desde 1933 e na vice-liderança na preferência dos cariocas, produtos para saúde da pele, como Neutrogena, estão entre os mais requisitados este ano. Tanto que a empresa lançou a campanha #VamosCuidar, chamando à reflexão sobre a importância do cuidado como primeiro passo para uma vida saudável.

— Antes da pandemia já havíamos detectado a busca por saúde como tendência, comportamento que cresceu e vai se aprofundar. Esse comportamento converge com o do carioca, que cultiva a vida saudável — diz Ricardo Wolff, vice-presidente de Estratégia e Marketing da Johnson & Johnson.

Supercondicionadores

Entre os produtos da marca Dove, a terceira no ranking da categoria, o sabonete em barra — que sempre foi o carro-chefe — ganhou a companhia de produtos capilares na lista de compras dos cariocas. Houve alta de cerca de seis vezes na procura pelos supercondicionadores, linha que foca na reparação de danos nos cabelos.

— Nossos consumidores do Rio costumam ser exigentes na escolha de seus produtos. Ao mesmo tempo em que privilegiam a qualidade, estão muito atentos a uma boa equação de custo e benefício. Seguindo esta premissa, a Dove conseguiu estar presente nos lares dos cariocas de forma abrangente — comenta Fernanda Gama, gerente de Marketing da Dove.

Fonte: O Globo

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