II Encontro Internacional de Nanotecnologia em Cosméticos

II Encontro Internacional de Nanotecnologia em Cosméticos “A Nanotecnologia como fator de competitividade das empresas”, foi realizado nos dias 12 e 13 de agosto de 2013, em São Paulo. O evento foi promovido pelo ITEHPEC (Instituto de Tecnologia e Estudos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) e contou com apoio da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos).

O Encontro reuniu elementos para a construção de diretrizes para o desenvolvimento da nanotecnologia. Desse encontro será produzido documento de referência em nanotecnologia para cosméticos, consolidando os aspectos relevantes apontados pela indústria do setor.

Durante os dois dias de evento, cerca de 100 pessoas oriundas de empresas da cadeia produtiva de HPPC, universidades, instituições de pesquisa, instituições de financiamento à inovação, agência de desenvolvimento industrial e agência nacional de vigilância sanitária, participaram ativamente das palestras e mesas redondas, debatendo os diversos assuntos apresentados. Para Marina Kobayashi, do conselho científico e tecnológico do ITEHPEC e quem esteve na coordenação executiva do Encontro, a oportunidade de reunir nomes respeitados no universo da nanotecnologia foi importante para o setor. “Foram apresentados diversos temas, abordando evolução da nanotecnologia, questões relativas à segurança, o processo de escalonamento, além de aplicações práticas em vários segmentos dos cosméticos. O feedback dos participantes foi muito positivo”, acrescenta.

Entre os temas abordados durante o Encontro, podemos citar:

 

Plano Brasil Maior 2011/2014. Inovar para competir. Competir para crescer., abordado por Cleila Guimarães Pimenta Bosio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

 

Nanotecnologia na Indústria Química sob a Perspectiva da Indústria Privada foi o tema abordado por Tarcis Batos da RHODIA SOLVAY.

 

Estado da arte em nanotoxicologia na escala nanométrica aplicada a cabelo e pele foi à apresentação do Prof. Dr. Nelson Durán da UNICAMP e da Universidade Federal do ABC.

 

Nanopartículas em cosméticos. Processos, aplicações e limites, palestra do Prof. Dr. Hatem Fessi, UNIVERSITÉ LYON 1, FRANÇA.

 

Caracterização de nanomateriais e materiais nanoestruturados da Profa. Dra. Adriana Pohlmann, Universidade Federal do RS (UFRGS).

 

Segurança de sistemas de liberação baseados em nanotecnologia apresentado pela Profa. Dra. Maria Vitória Bentley, USP-Ribeirão Preto.

 

Toxicologia de nanopartículas e Métodos Alternativos: papel do Inmetro na Renama e Rede Nanotox apresentado pelo Prof. Dr. José Mauro Granjeiro do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).

 

Europa – Perspectiva técnica e regulatória palestra do Prof. Dr. Pedro Amores da Silva, INFARMED de Portugal.

 

Prospecção de patentes sobre nanotecnologia aplicada a cosméticos por Henry Suzuki, Sócio Diretor da Axonal Consultoria Tecnológica.

 

Aplicações da nanotecnologia – protetores solares, apresentadado pela Professora Dra. Silvia Stanisçuaski Guterres, Universidade Federal do RS (UFRGS) e conselheira do ITEHPEC.

 

Aplicações da nanotecnologia – encapsulação de perfumes para material gráfico de divulgação apresentado por Volney Camargo, Diretor da ADHESPACK.

 

Aplicações da nanotecnologia – embalagens palestra realizada por André Araújo, diretor da NANOX,  representando Luiz Gustavo Pagotto Simões, Diretor da NANOX.

Aplicações da nanotecnologia – maquiagem apresentado por Blaise Didilon, Diretor do Centro de Pesquisa e Inovação da L’Oreal Brasil.

 

Comments

Open chat
Como posso te ajudar?