In-cosmetics traz novos ingredientes e relações para indústria de beleza

A in-cosmetics Latin America reuniu, nos dias 16 e 17 de setembro, em São Paulo, mais de 4 mil profissionais da indústria da beleza e cuidados pessoais. Uma das grandes discussões desta 6ª edição foi os desafios de inovação e as novas tendências que ditarão os passos do setor.

O Workshop Técnico da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), realizado em paralelo ao evento, trouxe insights importantes para uma indústria que movimenta no Brasil, em torno de US$ 30 bilhões ao ano. “Percebemos nos últimos anos uma aceleração do processo de inovação, o mercado está mais rápido, a tecnologia está mais ágil, o ciclo de vida dos produtos está mais curto e nós precisamos aumentar nossa capacidade de inovar”, esclarece Sérgio Gonçalves, diretor de marketing e negócios da indústria química Chemyunion e um dos palestrantes.

Os debates atraíram a atenção dos principais nomes do varejo e da indústria para a feira. Para Leonardo Cerqueira Lima, especialista em desenvolvimento de marketing da Merck, a feira foi uma oportunidade para apresentar os ingredientes ativos da farmacêutica. “Fizemos um trabalho de interação utilizando um aplicativo, em que os interessados selecionavam alguns atributos que gostariam de desenvolver e preparávamos o creme na hora”, explica. O laboratório também aproveitou a oportunidade para apresentar o Ronaflair Satin, pigmento funcional utilizado para melhora sensorial dos produtos e uma alternativa ecofriendly para o uso de microplásticos em cosméticos.

Um mundo de tendências

As indie brands (marcas independentes) estão com tudo e ilustram como as gerações Y e Z têm ditado as tendências atuais. “Essas empresas, ao suprirem lacunas ligadas às necessidades individuais de saúde e bem-estar, e ao valorizarem ingredientes brasileiros, faturaram R$ 400 milhões em 2018”, afirma Daniel Zanetti, um dos organizadores da feira.

A indústria vem se preparando também para assimilar o conceito Do It Yourself (Faça Você Mesmo), pelo qual o consumidor manipula ingredientes para alcançar o resultado de cor, textura e efeito desejado. O maior controle também é parte da tendência On-The-Go, que consiste na redução de produtos a formatos de bolso para aplicação rápida em qualquer lugar.

Outra aposta de especialistas é a explosão dos cosméticos asiáticos e o Korean Beauty, que é para o setor de beleza o que o K-Pop é para a música, com grande destaque para o skin care.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

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