Indecisão atinge Rodada de Doha

O diretor-geral da Organização Mundial do Comércio  (OMC ),o brasileiro Roberto Azevedo, lamentou ontem em Genebra a falta de decisão política para concluir as negociações sobre a Rodada de Doha, visando liberalizar o comércio mundial. “O que está faltando é uma decisão política” para adotar o programa de trabalho para concluir a Rodada de Doha, disse Azevedo.

A questão não foi discutida formalmente na reunião do G7, realizada recentemente na Alemanha, da qual Azevedo participou. Na última conferência ministerial da OMC, realizada em 2013, na Indonésia, os países membros da organização decidiram que era necessário adotar um programa de trabalho para concluir as negociações de Doha, que começaram em 2001, até 31 de julho.

Trata-se de definir uma agenda específica sobre as negociações. As discussões giram em torno de três temas: agricultura, produtos industriais e serviços. Questionado sobre as consequências de uma eventual fracasso dessas discussões, Azevedo disse que caberá “aos estados membros decidir”.

Brasil Econômico – 11/05/2015

Comments

Open chat
Como posso te ajudar?