Indústria de SP fecha 17 mil vagas de trabalho em maio, apura Fiesp



Por Valor São Paulo

A indústria fechou 17 mil postos de trabalho em maio, uma queda de 0,86% ante abril, feitos os ajustes sazonais, de acordo com dados da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). No ano, a indústria paulista demitiu 35 mil trabalhadores. De acordo com estimativa do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon) da Fiesp, a indústria paulista pode registrar um saldo negativo de 150 mil vagas neste ano. Se realizado, será o pior ano desde o início da série histórica da pesquisa, em 2006.

Segundo o diretor do Depecon, Paulo Francini, o fechamento de postos de trabalho deve se intensificar no segundo semestre. “É a maior perda de empregos absolutos, superando até mesmo a queda ocorrida no ano da crise”, diz Francini se referindo ao saldo negativo de empregos de 110 mil, registrado em 2009. O Depecon estima que a economia brasileira deve encolher 1,7%, previsão que tem viés de baixa. Números de maio A indústria de transformação foi responsável pela demissão de 19.051 trabalhadores somente no mês de maio. Houve criação de 2.051 vagas nas usinas de açúcar e álcool, que diminuiu o saldo negativo para 17 mil postos de trabalho. A queda de 0,86% do emprego industrial em maio foi a pior da série história da pesquisa para o mês. Já na leitura dos últimos 12 meses, a indústria registra uma perda de 181 mil empregos, o equivalente a uma queda de 6,86% ante os 12 meses anteriores.

Na variação acumulada do ano, a cifra de menos 35 mil empregos, ou taxa negativa de 1,41%, também é a pior da série histórica da pesquisa, iniciada em 2005, com exceção de 2009, ano da crise em que houve uma queda de 1,42%. Setores e regiões Dos 22 setores avaliados pelo Depecon, 18 registraram demissões, dois ficaram estáveis e dois informaram contratações. A indústria que mais demitiu em maio foi a de veículos automotores, reboques e carrocerias, com o fechamento de 4.307 vagas, seguido pelo setor de produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos, com 3.202 demissões. O segmento que mais contratou em maio foi a indústria de produtos alimentícios, com a geração de 2.276 novos empregos. De 36 regiões levantadas, 26 apresentaram queda no emprego, oito ficaram positivas e duas permaneceram estáveis.

Fonte: Valor

Comments

Open chat
Como posso te ajudar?