Inflação em São Paulo acelera para alta de 0,34% em agosto



ALEXANDRE DALL’ARA

Seis das sete categorias acompanhadas apresentaram desaceleração no mês passado, mas forte alta de Habitação fez com que o IPC-Fipe fechasse maior do que em julho

SÃO PAULO – O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede a inflação da cidade de São Paulo, registrou alta de 0,34% em agosto. Em julho, o IPC havia apresentado avanço de 0,16%. Seis das sete categorias acompanhadas apresentaram desaceleração no mês passado.

O resultado apurado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) ficou abaixo do intervalo das estimativas de 15 instituições do mercado financeiro consultadas pela Agência Estado, que iam de 0,37% a 0,55%, o que gerou mediana de 0,46%. Na comparação com a terceira quadrissemana de agosto, que teve alta de 0,43%, o IPC registrou desaceleração pela primeira vez desde a segunda leitura de julho.

Os preços no grupo de Habitação tiveram a maior inflação da leitura de agosto, de 1,20%, reduzindo, no entanto, o ritmo da alto verificado na 3º quadrissemana do mês, de 1,38%. Outras quatro das sete categorias acompanhadas pelo indicador registraram inflação no período. Os preços em Saúde subiram 0,34%, ante alta de 0,38% na última medição, e em Despesas Pessoais, avançaram 0,25%, de +0,41% na leitura anterior.

Os grupos de Transporte, que apresentou alta de 0,11%, de +0,12% na leitura anterior, e Educação, com inflação de 0,01%, ante +0,21% no período anterior, tiveram as menores altas de preço entre os setores acompanhados no período.

Duas categorias apresentaram deflação em agosto. Alimentação caiu 0,43%, ante -0,34% da leitura anterior. Já Vestuário teve redução de 0,22%, menos intensa do que a queda de 0,43% da 3º quadrissemana de agosto, sendo a única categoria que registrou aceleração na medição. Os alimentos vêm apresentando queda nos preços há dez medições consecutivas e o Vestuário registra deflação há sete leituras.

12 meses. A taxa de inflação na capital de São Paulo apresentou aceleração no acumulado em 12 meses até agosto, ao atingir 5,49%, ante 5,38% até julho. No ano, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) acumula alta de 3,57%, o que também representa um aumento do ritmo de elevação dos preços quando comparado ao acumulado de 3,23% verificado no período imediatamente anterior.

Fonte: Estadão

Comments

Open chat
Como posso te ajudar?