INOVAÇÃO: A CHAVE DA COMPETITIVIDADE

Na última quinta-feira (16), o Programa de Desenvolvimento Setorial (PDS/HPPC) em parceria com o Instituto de Tecnologia e Estudos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ITEHPEC), realizou palestra sobre a importância das ações de inovação para o desenvolvimento das empresas do setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC), exposta por profissionais da Inventta, consultoria especializada em inovação.


A apresentação abordou tendências tecnológicas e de consumo, identificadas por meio de trabalhos de landscapeforesight tecnológicos para o setor de HPPC. A palestra teve como objetivo, também, ressaltar a importância de correlação entre o entendimento da ciência de fronteira e das mudanças de comportamento de consumidores para o direcionamento das tomadas de decisão das empresas.

De acordo com Maria Luiza Oller, especialista da Inventta, macrotendências tecnológicas são forças que podem impulsionar o desenvolvimento de setores inteiros. “Algumas mudanças de paradigmas tecnológicos mudam a forma como vivemos e nos relacionamos globalmente. Em um mundo em transformação e com alta complexidade de cenário, a análise de comportamento do consumidor pode ser um fator determinante para o sucesso no mercado”, afirmou ela.

Para Marina Kobayashi, gerente de Inovação do ITEHPEC, o conteúdo gerado foi de extrema relevância para toda a cadeia produtiva do setor, desde as micro até as grandes companhias. “A consultoria apresentou novas tendências de mercado e de tecnologia que podem colaborar para o planejamento estratégico das empresas”, finalizou.

Segundo a executiva, a iniciativa integra o Núcleo de Inovação e Tecnologia em Cosméticos do Instituto, que tem como propósito de auxiliar as empresas de HPPC em suas ações de inovação e também gerar conhecimento estratégico, capaz de subsidiar os empreendimentos a se destacarem frente aos cenários mercadológicos existentes.

Sobre o ITEHPEC:

Em sua atuação, o ITEHPEC, braço de inovação da ABIHPEC, promove ações que incentivam a inovação desde o planejamento estratégico das indústrias ao produto final, resultando em lançamentos que representam parcela expressiva do faturamento do setor, solidificada em tecnologia de ponta e novos produtos no mercado anualmente.



Comments

Open chat
Como posso te ajudar?