Levy aceita convite para falar em reunião fechada no Congresso, diz fonte



Reuters – O ministro indicado para a pasta da Fazenda, Joaquim Levy, comparecerá à reunião com senadores e deputados marcada para a próxima terça-feira para tratar sobre o desempenho da economia e das contas públicas em 2015, disse à agência de notícias Reuters um integrante da Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional.

“Joaquim Levy deu sinal positivo aos membros da CMO que irá à reunião. O acordo com a oposição para votarmos a LDO na Comissão Mista foi negociado com base nisso”, disse o deputado, que falou na condição de anonimato.

O convite para que Levy compareça à reunião da CMO foi feito na quarta-feira, em meio às negociações para a votação do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2015.

Com a proximidade do recesso do Legislativo a partir de 23 de dezembro e diante do risco de paralisação da máquina administrativa, a presidente Dilma Rousseff determinou que a prioridade no Congresso é a aprovação do projeto da LDO.

Sem essa lei, não há como o governo pagar salários, cumprir despesas obrigatórias ou autorizar gastos emergenciais. As transferências constitucionais a Estados e municípios também não podem ser feitas.

De acordo com o deputado, a dificuldade da negociação foi que a oposição queria que o ministro indicado comparecesse a uma sessão aberta da CMO.

Levy, no entanto, ainda conforme a fonte, resistiu a esse convite a uma reunião aberta por não ser ainda o titular do Ministério da Fazenda, que continua sob o comando de Guido Mantega. Devido a isso, a reunião dele com os parlamentares será a portas fechadas, num acerto entre integrantes da base aliada e da oposição.

Além das perspectivas para a economia, os deputados pretendem conversar com Levy sobre medidas da área econômica, desempenho da receita e cumprimento de alvos da política fiscal no próximo ano, principalmente após a decisão do governo de adotar metas fiscais baseadas em parâmetros macroeconômicos do mercado.

O debate será feito em meio às análises para a votação da LDO de 2015 e também do projeto de lei orçamentária do próximo ano.

O relatório do projeto da LDO de 2015 foi aprovado na noite de quarta-feira na CMO, às 22h50, após sucessivas paralisações da reunião iniciada às 18 horas. A matéria seguirá para votação no plenário do Congresso, com perspectiva de apreciação até 22 de dezembro.

Fonte: UOL Economia

Comments

Open chat
Como posso te ajudar?