Mario Mugnaini: A inserção do Brasil na América do Sul

De desenvolvimento tardio, o comércio entre o país e os seus vizinhos enfrenta um histórico desafio na questão dos transportes de mercadorias. Novo governo deve trabalhar pela dinamização do transporte aquaviário pelos rios Paraguai, Paraná e na sua desembocadura o Ria da Prata

No tempo colonial, os países da América do Sul mantinham uma relação política e comercial restrita com as metrópoles Espanha e Portugal. Posteriormente, com a Revolução Industrial, a Inglaterra, que já dispunha de uma grandiosa e sofisticada Marinha, passou a interessar-se pelo comércio com as colônias sul-americanas dos impérios espanhol e português. Mais adiante os Estados Unidos, emergindo como potência regional, passa a interessar-se igualmente pelo comércio e investimento na região.

As relações entre os países sul-americanos eram reduzidas pelas razões dos privilégios comerciais por parte das metrópoles e dificuldades de transportes na zona.

A partir do século XX, inicia-se um comércio zonal na América do Sul, basicamente de produtos agrícolas, com ênfase no trigo argentino e no café brasileiro. Com a industrialização mais acelerada nas décadas de 1960 e 1970, notadamente no Brasil e na Argentina, inicia-se um comércio de manufaturados, que se intensifica com a criação da Alalc (Associação Latino-Americana de Livre Comércio), 1960, posteriormente sob nova denominação e abrangência, Aladi (Associação Latino Americana de Integração), 1980.

Os países sul-americanos praticavam Impostos de Importação variáveis, e com as negociações bilaterais no âmbito da Aladi houve uma facilitação nos acessos aos mercados para os países da zona, o que deu início a um crescente comércio de bens.

O Brasil aproveitou-se desta nova situação, pois contava com uma indústria de manufaturados e bens de capital razoavelmente atualizada, em grande parte em função dos investimentos de companhias internacionais que aqui se instalaram.

O comércio denominado “Inter Company” permitiu ao país beneficiar-se de exportações de valor tecnológico agregado que, somado às exportações das empresas de capital nacional, igualmente com tecnologias de ponta, atingiu cerca de 50% do total de nossas exportações para a área.

Com o surgimento do fenômeno industrial chinês, as exportações brasileiras de manufaturados sofreram forte concorrência na zona e atualmente limitam-se a 30% das exportações totais.

A manutenção e mesmo o incremento de nossas exportações de manufaturados devem enfatizar a assistência técnica mais próxima ou mesmo a manutenção de filiais ou representação técnica com estoques de sobressalentes.

O desafio dos transportes

Outro fator importante a ser resolvido na região é o transporte. No Cone Sul, o marítimo é usado para os grandes volumes a granel, mas os manufaturados têm seu transporte concentrado em um formato terrestre por caminhão. Mais recentemente, a partir da concessão do transporte ferroviário por companhia atuando no Brasil e Argentina, iniciou-se a movimentação por containers, o que permite um ganho econômico.

Um tema que deve merecer mais atenção pelo novo governo brasileiro é a dinamização do transporte aquaviário pelos rios Paraguai, Paraná e na sua desembocadura o Ria da Prata.

O Fonplata (Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata), que congrega Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai, deve ser entendido como o instrumento de agregação dos nossos interesses na região, a partir da agilização da atuação do Fundo.

O rio Paraguai, que pode servir para o escoamento das produções agrícolas dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, necessita de obras de regularização – a famosa pedra de Cáceres – e projeto moderno de sinalização para permitir a navegação em períodos de estiagem.

Já o rio Paraná, com vazão maior, permite acesso de navios oceânicos aos portos argentinos de Rosário e Santa Fé. Neste sentido, foi idealizada no passado a criação do porto de Nueva Palmyra, no Uruguai, com o objetivo de escoar as exportações da região oeste dos estados de Santa Catarina e Paraná. É um projeto a revigorar-se.

Finalmente as exportações para os países do Pacífico. No caso do Peru, a estrada construída em 2005 ligando o Acre às estradas peruanas nos entroncamentos das cidades de Madre de Dios e Maldonado permite nossas exportações via caminhão, uma significativa vantagem em relação ao transporte marítimo. O acesso à Colômbia e ao Equador ainda tem o transporte marítimo como o mais usual. Igualmente no caso da Venezuela, sendo o comércio na região de fronteira entre Roraima e Puerto Ordaz realizado via terrestre.

Esperamos que o novo governo brasileiro procure dinamizar as relações econômicas e comerciais com os países sul-americanos e atue junto ao Fonplata para retomar o financiamento de estudos e obras de investimentos em infraestrutura na região.

Fonte: Interesse Nacional 

Comments

Open chat
Como posso te ajudar?