Mercado de personal care enfrenta desafios semelhantes aos do setor de tissue

Contando com a presença de executivos, painel “O futuro do mercado de personal care” debateu as principais dificuldades da indústria

Na última quinta-feira, 31, aconteceu o painel “O futuro do mercado de personal care”, durante o Tissue Summit Brasil 2022, principal evento do setor no país. O debate foi moderado por Felipe Quintino, fundador e CEO do Tissue Online, e teve as participações de Rodrigo Zerbini, CEO da CCM; Omar Abbas, CEO da OL Papéis; Marcio Matandos, Executivo da Essity e João Carlos Basilio, Presidente Executivo da Abihpec.

O debate foi permeado pelo contexto difícil em que o mercado está inserido, pois, assim como a de tissue, a indústria de personal care também atravessa desafios, como aumento de custos, queda na demanda, marca própria ganhando força e impactos no abastecimento por conta da guerra.

“O painel possibilitou colocar as ideias de todos alinhadas e, acho que para os participantes, também ajudou a ter uma visão bastante global do mercado de personal care”, afirmou Marcio Matandos. Esta foi a primeira vez que o mercado de personal care integrou a programação do evento de tissue, o que, para o executivo da Essity, é uma interação importante, já que os setores possuem forte ligação.

“Acho que as discussões estão muito válidas, agregadoras, é uma ponte para conseguirmos mudanças importantes no segmento”, opinou Rodrigo Zerbini. De acordo com ele, o consenso do painel foi de que a indústria está muito pressionada. “A matéria-prima tem custo alto, e o aumento que essa cadeia sofreu foi muito grande; as indústrias não podem e não conseguem repassar, e tem outros fatores que formam a tempestade perfeita. Além da pressão inflacionária, há aumento de taxa de juro, diminuição do poder de compra”, explicou o CEO da CCM.

“Há uma necessidade de que a gente possa debater essas questões, para que se possa detectar os problemas em si. Isso faz com que a gente possa melhorar o discurso e procurar encontrar soluções que possam viabilizar melhor o negócio de todo mundo”, declarou João Carlos Basilio. Segundo o presidente executivo da Abihpec, a entidade tem um papel importante de detectar os problemas e contribuir para amenizar os impactos que o setor sofre. “É um momento difícil, mas nós já vivemos tantos outros, vamos superar este também”, acrescentou.

Para Omar Abbas, o futuro tem desafios que são consequência da pandemia e dos novos hábitos dos consumidores. “Com novas gerações buscando sustentabilidade, temos os desafios de aumento de custos, e precisamos buscar muita eficiência. Temos que nos superar no que nós fazemos de melhor, que é produzir; produzir cada vez melhor com menos recursos”, comentou o CEO da OL Papéis.

“O painel foi muito interessante, mostrou que as dores da indústria de personal care são as mesmas das de tissue. Os participantes falaram bastante sobre a dificuldade que estão passando agora com relação a custos e demanda, mas também sobre o futuro do mercado, tecnologia e sustentabilidade, um tema que está muito em alta. Todos acreditam que o momento difícil vai passar; o mercado é enorme e tem muito para crescer. A tendência é se estruturar agora para voltar a crescer daqui a pouco”, concluiu o fundador e CEO do Tissue Online, Felipe Quintino.

Fonte: Tissue online

Comments

Open chat
Como posso te ajudar?