Mercado espera contração maior para economia em 2016

 

Por Ana Conceição SÃO PAULO ­

As estimativas para a atividade econômica em 2016 continuam a piorar, de acordo com o boletim Focus, do Banco Central (BC). A mediana das previsões dos analistas de mercado para desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) do próximo ano caiu pela terceira semana consecutiva e agora a expectativa é de retração de 0,24%, em vez de queda de 0,15% prevista anteriormente. As previsões para 2016 se deterioram na esteira de recuo mais intenso da atividade neste ano. A mediana das previsões para o desempenho do PIB em 2015 caiu pela sexta semana, de retração de 2,01% para 2,06%.

Na sexta­-feira, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga o desempenho do PIB do segundo trimestre deste ano, e a projeção é de queda expressiva, expectativa reforçada pela divulgação do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC­Br) na semana passada. O indicador do BC, considerado uma prévia do PIB, mostrou queda de 0,58% em junho, ante maio, e de 1,9% no segundo trimestre, ante os três primeiros meses do ano. O Besi Brasil estimou que a queda do PIB superou 1% entre abril e junho, enquanto o Itaú prevê redução de 1,8% para o período.

No Focus, as previsões para a indústria também pioraram. Neste ano, a estimativa é que a produção do setor diminua 5,20%, e não 5% como o estimado no documento anterior. Em 2016, a previsão é de crescimento de 1%, sem alteração.

info10

info11

Fonte: Valor

Comments

Open chat
Como posso te ajudar?