Mulheres passam os homens em empreendedorismo


Pela primeira vez no Brasil a proporção de mulheres empreendedoras superou a proporção de homens (52,2% contra 47,8%, segundo a Pesquisa Global Entrepreneurship Monitor – GEM 2013). No Sul do Brasil 74,3%das mulheres empreendem por oportunidade e não por necessidade. É o maior percentual das regiões do Brasil, sendo a média nacional 66,2%.

As mulheres atuam principalmente nas atividades de vestuário, da beleza e higiene pessoal e dos serviços domésticos. No Brasil, esses três segmentos respondem pela atividade de 49,5% das empreendedoras em estágio inicial e 53,9% das empreendedoras estabelecidas. Nesse tipo de comércio, predomina a venda de produtos de beleza por meio de catálogo, o que é muito difundido no Brasil.

Segundo o Portal do Empreendedor, dos 52,7 mil Microempreendedores Individuais em Curitiba, as mulheres representam 49,3%, ou seja, 26 mil empreendedoras, percentual esse superior ao do Paraná (46%) e do Brasil (48%).
Em Curitiba estão abertas as insrições ao Prêmio Empreendedora Curitibana promovido pela Agência Curitiba de Desenvolvimento, em parceria com Secretaria Municipal da Mulher, Empreendedorismo Rosa, Fecomércio e Sebrae.

FONTE: BEM PARANÁ



Comments

Open chat
Como posso te ajudar?