Núcleo do Pará e seus legados para o setor

O PDS/HPPC – Projeto de Desenvolvimento Setorial de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, gerido pela ABIHPEC em parceria com ABDI e SEBRAE, traz diversas histórias de sucesso por meio dos seus núcleos regionais, com ações de incentivo às micros e pequenas empresas. A edição (março/abril) traz uma entrevista exclusiva com Selma Liduína Freitas de Sousa, coordenadora do Núcleo do Pará, sobre os trabalhos desenvolvidos na região desde 2011com as empresas do setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos.

Hoje, 13 companhias fazem parte do núcleo, que tem como principal missão abranger a formação do executivo, aperfeiçoar a gestão administrativa e financeira, apoiar para acesso a mercados e disseminar informações sobre o setor. “O PDS proporciona aos empresários atualizações em várias frentes e as ações de inovação e tecnologia são sempre muito aguardadas. Por meio dele recebemos uma publicação importante que tem nos auxiliado no atendimento dos que desejam investir no ramo – a cartilha ‘Como Abrir uma Empresa de HPPC’, onde estão todos os caminhos a serem seguidos para abrir uma empresa”, afirmou Selma.

Segundo a coordenadora do núcleo, entre as principais ações desenvolvidas para capacitação das empresas está a realização do seminário Boas Práticas de Fabricação para produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos – RDC 48/2013 e os cursos sobre Ciência Cosmética e Tributação do Setor de HPPC. “Destaco também os workshops sobre o Caderno de Tendências, o primeiro realizado em 2013, e agora com a excelente edição 2014-2015, que está muito interessante ao dar uma ampla visão de mercado”, acrescentou.

Atualmente, o Núcleo do Pará está trabalhando em um projeto que abrange todos os estados da região amazônica, com objetivo de trazer informações e desenvolvimento de metodologia de produção de cosméticos com insumos amazônicos de qualidade. “Estamos verificando novas tecnologias de extração e processamento de manteigas e óleos que permitam um melhor aproveitamento das matérias primas regionais”, disse Selma.

O principal legado conquistado pelo núcleo é a contribuição constante para a sobrevivência das micro e pequenas empresas, por meio das capacitações e informações sobre o setor. “Ao realizarmos ações de capacitação, proporcionamos não somente acesso ao conhecimento, mas também momentos de integração e troca entre os empresários e isto contribui muito para a continuidade do núcleo”, finalizou a coordenadora do Núcleo do Pará.

Comments

Open chat
Como posso te ajudar?