OUTUBRO ROSA: O MÊS MUNDIAL DE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA

 

O Outubro Rosa é o mês de conscientização e combate do câncer de mama. O movimento mundial dura o mês inteiro e tem como missão alertar as mulheres sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce. A ABIHPEC, por meio do Instituto ABIHPEC, promoverá diversas ações em prol da campanha, como edições especiais de oficinas de automaquiagem do “De Bem com Você – a Beleza contra o câncer”, além do apoio a programas promovidos por parceiros.

A história do Outubro Rosa

O Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, entre outros importantes monumentos nacionais, já ganharam iluminação especial. É tempo de conscientização e, para você entender melhor essa ação, resgatamos a história do Outubro Rosa.

De acordo com o site que adota o mesmo nome da campanha, o www.outubrorosa.org.br, esse é um movimento popular, que acontece não só no Brasil, mas em todo o mundo. O rosa é também a cor do laço que simboliza a luta contra o câncer de mama, envolvendo a sociedade civil, empresas e entidades públicas e privadas.

Tudo começou nos Estados Unidos, onde eram realizadas diversas ações durante o mês de outubro. Em 1990, o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, na cidade de Nova York.

De lá para cá, o movimento se espalhou pelo mundo e diversas iniciativas foram criadas visando à conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce do câncer de mama. A iluminação rosa de monumentos, prédios públicos, pontes, teatros etc. vem destacando a campanha no cenário urbano, ampliando a visibilidade entre a população.

Ainda de acordo com o site www.outubrorosa.org.br, no Brasil, o primeiro monumento iluminado de rosa foi o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, no dia 2 de outubro de 2002. A partir daí, outras capitais e cidades brasileiras ganharam as luzes especiais do Outubro Rosa, entre elas, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília, Salvador, Teresina, Santos e Poços de Caldas.

Vista rosa e lembre-se da importância da mamografia e de outros cuidados preventivos no combate ao câncer de mama!

 

Comments

Open chat
Como posso te ajudar?