Pacote Anticorrupção



Presidente assina decreto que regulamenta a Lei Anticorrupção, única medida que terá efeito imediato. Demais medidas anunciadas dependem da aprovação do Congresso Nacional.

O que houve?

Em resposta as manifestações que aconteceram no final de semana, a presidente Dilma Rousseff lançou hoje (18/03), no Palácio do Planalto, o pacote anticorrupção com propostas que têm o objetivo de inibir e punir irregularidades na administração pública. As medidas dependem de aprovação do Congresso ou, ainda, do resultado do trabalho de uma comissão que ainda será formada.

Além de anunciar medidas, a presidente assinou o Decreto que regulamenta a Lei Anticorrupção. A regulamentação havia sido prometida pelo novo ministro da Controladoria-Geral da União, Valdir Simão, no início do ano quando a Lei completou um ano de vigência.

Das sete medidas anunciadas (detalhadas abaixo), três haviam sido anunciadas pela então candidata Dilma Rousseff durante a campanha eleitoral de 2014, em face das denúncias de irregularidade da Operação Lava Jato:

»    Modificação da legislação eleitoral para a criação do crime de prática de Caixa 2;

»    Criação de um novo tipo de ação judicial que permita declarar a perda da propriedade ou da posse de bens adquiridos a partir de atividades ilícitas;

»    Aprovação por lei de um novo crime que puna agentes públicos que apresentem enriquecimento sem justificativa ou não demonstração da origem dos ganhos patrimoniais.

As medidas apresentadas são:

Criação de Grupo de Trabalho (acordo de cooperação)


»    O grupo terá a atribuição de avaliar propostas para agilizar os processos judiciais, os procedimentos administrativos e demais apuratórios relacionados à prática de ilícitos contra o patrimônio público.

»    Será formado pelos três poderes e pela sociedade civil.

»    O governo enfatizou que irá receber propostas de qualquer pessoa que queira contribuir.


O que disse a presidente hoje:

Durante a cerimônia, a presidente afirmou que:

“Meu compromisso com o combate à corrupção é coerente com minha vida pessoal, com minha prática política e é coerente com minha atuação como presidenta”.

“[O povo] sabe que a corrupção no Brasil não foi inventada recentemente, sabe que o que diferencia um país do outro, e um governo do outro, é o fato de alguns países e alguns governos criarem condições para que a corrupção seja prevenida, investigada e punida”.

“Temos de abrir bem os olhos e dizer: a hora de o Brasil dar um basta a esse processo, a esses crimes, a essas práticas, que teimam em corroer as nossas entranhas, essa hora chegou. Temos de construir todos os mecanismos, firmar todos os acordos, [fazer um] pacto que envolve toda as esferas da sociedade. Esse pacto precisa desaguar na reforma política.”

É preciso “investigar e punir os corruptos e corruptores de forma rápida e efetiva”.

Fonte: Patri Políticas Públicas



Comments

Open chat
Como posso te ajudar?