Paraguai quer retomar participação ativa no bloco já a partir de janeiro

Paraguai quer retomar participação ativa no bloco já a partir de janeiro (Valor Econômico – 12/12)

Brasília

Em visita ao Brasil, o ministro das Relações Exteriores do Paraguai, Eladio Loizaga, afirmou que seu país quer voltar a “participar ativamente do Mercosul” e já deve integrar a próxima reunião da cúpula, em janeiro. Ele se reuniu ontem com o ministro brasileiro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, quando discutiram as relações entre os dois países, que envolvem acordos nas áreas de infraestrutura e social. O Paraguai espera atrair investimentos e alavancar a indústria, após a inauguração de uma linha de transmissão de energia entre a usina de Itaipu e Assunção.
O ministro paraguaio disse aos jornalistas, em Brasília, que a aprovação, pelo Senado, da adesão da Venezuela ao Mercosul, faz parte do processo de reinserção do Paraguai ao bloco. “Era uma medida necessária, estávamos em um limbo.” Os paraguaios querem acompanhar de perto as negociações para criação da área de livre comércio com a União Europeia.
Para abrir caminho para a admissão da Venezuela pelo Congresso paraguaio, a presidente Dilma Rousseff articulou, durante a visita do presidente Horácio Cártes ao Brasil, que o país assuma a presidência pro tempore do Mercosul. “Estamos dispostos a assumir essa responsabilidade”, disse o chanceler paraguaio.
Após a votação no Senado, a Câmara dos Deputados do Paraguai também precisa aprovar o ingresso da Venezuela, o que deve ocorrer na próxima semana. Somente quando o protocolo de adesão da Venezuela virar lei, regulariza-se a situação jurídica do bloco. “Isso nos leva a uma situação de plena normalidade no Mercosul”, disse Figueiredo. (AJ)

Comments

Open chat
Como posso te ajudar?