Parceria entre prefeitura e ABIHPEC vai beneficiar catadores de resíduos em Manaus

Catadores de resíduos recicláveis de Manaus serão beneficiados por meio de uma parceria que será oficializada nesta sexta-feira (07/08), entre a Prefeitura de Manaus e a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC). Na solenidade, às 11h, no Palácio Rio Branco, o prefeito Arthur Virgílio Neto e representantes da associação vão assinar termo de adesão ao programa “Dê a Mão para o Futuro: Reciclagem, Trabalho e Renda”.

MANAUS/AM - 12/06/2014 CATADORES NO FAN FEST. FOTO: KARALA VIEIRA / SEMCOM

Participam também da assinatura do termo o secretário municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), Paulo Farias; João Carlos Basílio, presidente da ABIHPEC; Rose Hernandes, diretora de Meio Ambiente daABIHPEC; Cláudio Zanão, presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães e Bolos Industrializados (ABIMAPI) e Lívia Reis, representante da Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza (ABIPLA).

O programa contempla o fornecimento de máquinas e equipamentos como esteiras e mesas de triagem, prensas, big bags (grandes sacolas usadas para coletar os produtos), balanças, transpaleteiras, elevadores de fardos, trituradores de vidro, fragmentadores de papéis, fragmentadores de PETs, carrinhos, computadores, equipamentos de proteção individuais, entre outros itens.

Com a parceria, as cooperativas e associações de catadores devem receber ainda assessoria técnica, apoio de gestão, apoio logístico e de mercado e suporte na criação de redes de novas cooperativas e associações em Manaus.

Para ele, a adesão de Manaus ao programa é um salto rumo ao crescimento da coleta seletiva e da reciclagem na cidade e também um avanço da prefeitura na busca pela sustentabilidade e no apoio a esta categoria de trabalhadores, vistos para o município como multiplicadores de ações ambientais. Ele lembrou que os catadores da coleta seletiva têm sido incluídos em todos os grandes eventos realizados pela prefeitura, como: o Carnaval, Boi Manaus e Réveillon da cidade.

Galpões

As ações da Prefeitura de Manaus em benefício das associações e cooperativas de catadores locais seguem determinações previstas na Lei 12.305/10, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Atualmente, existem cerca de 260 catadores, divididos entre associações, cooperativas e núcleos, recebendo suporte da Semulsp.

Como parte desse apoio, a prefeitura viabilizou a contratação de galpões para abrigar o trabalho destes profissionais e melhorar a estrutura de trabalho da categoria. Na última sexta-feira, 31, o município entregou o sétimo galpão para uso dos catadores em Manaus. Com este, já são mais de 160 catadores de oito associações/cooperativas beneficiados pela prefeitura com novos galpões.

Sobre o programa

Inicialmente, o programa “Dê a Mão para o Futuro: Reciclagem, Trabalho e Renda” vai contar com a participação da Associação Central de Catadores de Materiais Recicláveis (Recicla Manaus); Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis do Amazonas (Coopcamare); Eco Cooperativa de Industrialização de Materiais Recicláveis do Amazonas e rede de Catadores e Reciclagem Solidária (Eco-Recicla do Amazonas).

O programa é uma iniciativa da ABIHPEC, em parceria com a ABIPLA e ABIMAPI, como uma alternativa viável para suas associadas no gerenciamento de resíduos sólidos pós-consumo.

O projeto piloto foi implantado em quatro municípios de Santa Catarina e atualmente está presente em 56 municípios. Mais informações podem ser conferidas no site: http://maoparaofuturo.org.br/

Histórico das ações da Prefeitura de Manaus em prol dos catadores de resíduos:

= GALPÕES ENTREGUES

Fevereiro/2013
  • Reativação do Fórum Lixo e Cidadania em Manaus.
Março – Julho/2013
  • A Prefeitura de Manaus iniciou trabalho de pesquisa na cidade para viabilização de galpões destinados aos catadores de resíduos recicláveis.
Maio/2014
  • Prefeitura inicia discussões acerca da formatação do modelo de contratação dos catadores de resíduos recicláveis no âmbito municipal.
Junho/2014
  • Prefeitura incluiu os catadores e a coleta seletiva nas atividades relacionadas à Copa do Mundo de Futebol em Manaus – atuação ao redor da Arena da Amazônia e na Ponta Negra, palco da FIFA Fan Fest.
  • O Ministério do Meio Ambiente elogia a implantação do Projeto Coleta Seletiva Solidária em Manaus.
  • Foi entregue pela prefeitura o primeiro galpão para uso dos catadores em Manaus. O galpão, localizado no Jorge Teixeira, zona Leste, beneficiou a Cooperativa ACR e abriga 45 catadores.
Julho/2014
  • Prefeitura implanta novo sistema de coleta no Centro de Manaus, com caminhões compactos que percorrem as lojas recolhendo material reciclável. Essa modalidade acabou com os pontos de acúmulo de lixo, onde atuavam (de forma insalubre) grupos de catadores e elevou a quantidade de materiais recicláveis, beneficiando as cooperativas e associações.
  • Criação de grupo de trabalho para discutir contratação de catadores.
  • Outubro
  • Formatura da primeira turma do Projeto Coletivos Educadores, que transforma os catadores em educadores ambientais.
  • Atuação dos catadores na festa de aniversário da cidade de Manaus.
Dezembro/2014
  • Prefeitura define metas para a contratação dos catadores de materiais recicláveis;
  • Prefeito Arthur Virgílio Neto recebe homenagem de movimento dos catadores de resíduos sólidos.
  • Entrega do segundo galpão para uso dos catadores em Manaus, localizado no Bairro de Santa Etelvina, zona Norte, beneficiando a Cooperativa de Catadores do Amazonas e 25 catadores.
  • Prefeitura torna a comemoração da virada do ano mais sustentável no que diz respeito ao reaproveitamento de resíduos sólidos. Uma equipe de 40 catadores de material reciclado atuou nos principais pontos de festa de Réveillon da cidade.
Janeiro/2015
  • Entrega do terceiro galpão para uso dos catadores em Manaus. Localizado no bairro Zumbi dos Palmares, zona Leste, beneficiando a Associação de Reciclagem e Preservação Ambiental – Arpa, com 22 catadores.
Fevereiro/2015
  • Entrega do quarto galpão para uso dos catadores em Manaus. Localizada no Centro, a estrutura beneficia a Associação Reciclamanaus, que abriga dez catadores.
Março/2015
  • A Semulsp implanta novo método de coleta de resíduos (seguindo o modelo do Centro de Manaus) na região comercial do bairro Cidade de Deus, na área conhecida como Fuxico. Os resíduos coletados no local beneficiam os catadores do bairro.
Abril/2015
  • Foi entregue pela Prefeitura de Manaus o quinto galpão para uso dos catadores em Manaus. Localizado no Bairro de Santa Etelvina, zona Norte, a estrutura beneficia a Associação Núcleo de Catadores da Cooperativa Aliança, no Santa Etelvina, que abriga dez catadores.
  • BNDES visita galpões viabilizados pela prefeitura para os catadores de recicláveis;
  • Catadores atuaram na coleta seletiva do evento do dia das mães chamado “Vivo Musica”.
Maio/2015
  • Inserção dos catadores de resíduos na Festa das Mães em Manaus, que levou mais de 80 mil pessoas à Ponta Negra
Junho/2015
  • Foi entregue pela Prefeitura de Manaus o sexto galpão para uso dos catadores em Manaus. Localizado no bairro Cidade de Deus e beneficiou a Associação Nova Recicla, com 22 catadores.
Julho/2015
  • Prefeitura entrega o sétimo galpão para uso dos catadores em Manaus. Localizada no bairro da Compensa, zona Oeste, a estrutura beneficia a Cooperativa Aliança, com 30 catadores.

Fonte: http://portaldoamazonas.com/parceria-entre-prefeitura-e-abihpec-vai-beneficiar-catadores-de-residuos-em-manaus

Comments

Open chat
Como posso te ajudar?