PDS/HPPC e sua importância para o Núcleo Gaúcho de Cosméticos


O PDS/HPPC – Projeto de Desenvolvimento Setorial de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, gerido pela ABIHPEC em parceria com ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial e Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa, traz diversas histórias de sucesso por meio dos seus núcleos regionais, com ações de incentivo às micros e pequenas empresas. O primeiro informativo de 2014 conta com uma entrevista da coordenadora do Núcleo Gaúcho de Cosméticos (NGC) do Rio Grande do Sul, Iva Cardinal, sobre a importância do PDS para os empresários do Sul e sobre a trajetória de um dos grupos mais atuantes do projeto.


Segundo Iva, a relevância do PDS tanto para o NGC do Rio Grande do Sul, quanto para os outros núcleos regionais, é o seu foco na pequena e média empresa. “Através dele, as ações de relevante importância – em especial capacitações – são disponibilizadas a um custo muito baixo ou nulo, fazendo com que os empresários e seus funcionários tenham acesso a informações de grande qualidade, aumentando sua competitividade e grau de formalização, o que contribui para elevação do patamar empresarial do setor”, disse a coordenadora.


Ao longo da trajetória do NGC aconteceram diversas atividades de capacitação com auxílio do PDS, entre elas palestras, cursos, consultorias, visitas técnicas e acesso a manuais. Em 2013 realizaram a apresentação do Projeto Beautycare Brazil, o Seminário de Capacitação Tributária para o setor de HPPC e o Seminário de Tendências. Para o primeiro semestre de 2014, já estão previstos os seguintes encontros: Seminário de Boas Práticas de Fabricação – Exigências da RDC 48, em 21 de março; Seminário de Inovação, em 9 de abril; e o Seminário de Meio Ambiente – Política Nacional de Resíduos Sólidos e Capacitação sobre Gestão Sustentável de Resíduos, em 19 e 20 de maio.


O Núcleo Gaúcho de Cosméticos, considerado uma referência séria e organizada das indústrias de cosméticos do Rio Grande do Sul, foi o primeiro núcleo regional da ABIHPEC a participar do programa PDS/HPPC. Atualmente conta com nove empresas atuantes e quatro frentes, cada uma gerenciada por um grupo de trabalho: Técnico Regulatório, Relacionamento com Fornecedores, Marketing e Relacionamento Institucional/Administrativo. Para Iva Cardinal, a ABIHPEC teve uma importante participação na trajetória do NGC. “A entidade foi a única que desde o primeiro momento apoiou a iniciativa dos empresários do NGC e o faz até hoje” finalizou ela.


Comments

Open chat
Como posso te ajudar?