Perfumeterapia

Hoje em dia, normal é estar cansado, estressado e ansioso. O lado positivo dessa epidemia é que ela fez muita gente se conscientizar da importância de levar uma vida mais saudável como forma de sentir bem-estar, o que já é apontado como um movimento mundial no Caderno de Tendências 2019-2020 da ABIHPEC  produzido em parceria com o Sebrae.

A busca por essa sensação de conforto tem aumentado a procura por serviços e produtos que ajudem a relaxar e energizar o corpo e a mente. “Para atender essa demanda, bem como o desejo por usar cosméticos elaborados com ingredientes naturais e que respeitem a sustentabilidade, o que despertou nas pessoas a necessidade de estarem bem interiormente para fazer transparecer a beleza externa e estar melhor diante do mundo, levou a perfumaria a responder com a criação de perfumes com óleos essenciais”, conta a aromacóloga e psicóloga Samia Maluf, que a seguir, lista boas opções para maus momentos.

— Ansiedade – “Quando se fala em aflição e agonia, muita gente acha que é preciso se sedar. Péssima ideia, já que a ansiedade também é uma forma de depressão, que leva à prostração e desânimo. Assim, o melhor a fazer é equilibrar o emocional com um ansiolítico, encontrado em perfumes com aromas cítricos, como tangerina, laranja e limão”, diz Samia Maluf.

— Estresse  – “Se o estresse é do tipo letárgico, que causa desinteresse, apatia e incapacidade de reagir, a recomendação é usar perfumes com especiarias, que dão energia e ativam o metabolismo, caso de canela, patchouli, cedro, gengibre, vertiver. Mas, como essas essências têm aromas um pouco mais intensos, é legal associa-las com aromas cítricos, para trazer a leveza”, explica a aromacóloga.

— Cansaço  – Samia Maluf afirma que, sem sombra de dúvida, a lavanda é o melhor indutor de sono. “Há quem goste de usá-la pela manhã. Mas, por mais fresca que seja, ela vai te deixar molinha, especialmente no verão, por causa do calor. Daí a dica de optar por um perfume que também traga na formulação alguma essência cítrica ou herbal, que favorece a circulação. Boas pedidas são hortelã-pimenta, eucalipto e alecrim”, conta.

Fonte: Caderno de Tendências ABIHPEC-SEBRAE e Portal Vera Bellezza

Comments

Open chat
Como posso te ajudar?