PIB de 2013




Segundo Mantega, investimentos mantém bom desempenho econômico, porém dados do IBGE não confirmam a avaliação.

O que houve?

Após divulgar o crescimento de 2,3% do PIB de 2013, o ministro Guido Mantega sinalizou que o resultado se deu devido ao aumento da formação bruta de capital, dado que sinaliza os investimentos realizados pelo país. E afirmou que “o aumento dos investimentos não é de hoje, basta olhar os outros trimestres que se perceberá que o investimento esta maior que o consumo, e que ele é o principal motor da economia brasileira”.

Porém, ao se analisar os dados do IBGE sobre a taxa acumulada dos dois elementos da demanda (investimentos e consumo), a afirmação do ministro não se fundamenta, visto que a recuperação do nível de investimentos se deu somente a partir do início de 2013 e depois se manteve estável ao longo do ano.

Os dados mostram que a formação bruta de capital ainda está abaixo dos níveis apresentados no começo do mandato da presidente Dilma Rousseff, e sofreu quedas significativas no meio de seu mandato, sobretudo em 2012.

Saiba mais

A pesquisa de Contras Nacionais Trimestrais do IBGE foi divulgada nesta 5ª feira (27/02), em coletiva realizada em Brasília/DF. O ministro Mantega aproveitou para comentar que a economia cresceu “acima das expectativas” da equipe econômica. O PIB do 4º trimestre ficou 1,9% maior que o PIB do mesmo período de 2012, com crescimento de 2,3% no ano.

Os destaques da pesquisa no 4ª trimestre foram:

  • Houve melhora da produção na agropecuária:
  • Estabilidade nos investimentos (formação bruta de capital fixo)
  • Diminuição das importações
  • Aumento das exportações

Fonte: Patri Políticas Píblicas

Comments

Open chat
Como posso te ajudar?