Política Nacional de Resíduos Sólidos foi tema de seminário promovido pelo PDS/HPPC, em São Paulo


Em parceria com a área de Meio Ambiente da ABIHPEC, o Programa de Desenvolvimento Setorial (PDS/HPPC) realizou em 11 e 12 de agosto, na sede da entidade, dois dias de seminário com Eliane Anjos, consultora da Anjos Ambientais, sobre os temas: “Disseminação da Política Nacional de Resíduos Sólidos e Logística Reversa” e “Capacitação sobre a Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos Industriais e Elaboração de Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – PGRS – Setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos”.

Na ocasião, participaram das palestras executivos da indústria de HPPC, desde as pequenas até as grandes empresas, para compartilhar suas experiências em relação à redução na geração de resíduos sólidos e para compreender melhor a meta de reciclabilidade de cada companhia, entre outras questões.

Durante os seminários, a consultora também realizou exercícios práticos, debates em grupo, apresentou alternativas para redução na geração de resíduos e esclareceu as determinações da Lei 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos. “A lei determina criação da logística reversa, que obriga fabricantes, importadores, distribuidores e vendedores, a recolher e dar destinação correta aos resíduos sólidos, como as embalagens usadas. A medida vale para todos os setores e estabelece responsabilidades compartilhadas e o fim dos lixões. As empresas que deixarem de cumprir as determinações legais estão sujeitas à multas, que vão de 5 mil a 50 milhões de reais”, destacou Eliane dos Anjos.

Par ela, os seminários funcionam como uma tomada de consciência com relação à PNRS e mostra o que deve ser feito. “Os participantes saem diferentes do que entraram, com um grau de conhecimento sobre as exigências ainda maior”, finalizou a especialista.

Depoimentos de representantes das empresas presentes nos seminários:

“As apresentações foram excelentes para esclarecer as questões de obrigatoriedade da PNRS, de logística reversa, destinação adequada dos resíduos e, principalmente, como devemos encaminhar isso para empresa. Levarei tudo o que aprendi com outros olhos para minha companhia.”

“Os dois dias de palestra foram de extrema importância para atualização com relação à sustentabilidade. A Eliane dos Anjos entende muito do assunto e nos passou informações relevantes, como Acordo Setorial e Política Nacional de Resíduos Sólidos. A apresentação foi muito produtiva e com certeza irei disseminar tudo o que aprendi na empresa”.

“O seminário foi muito acessível, porque a palestrante é muito experiente e possui ótima didática, o que prende a atenção de todos do início ao fim”.

Os Seminários sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos também serão realizados em 29 e 30/9 (Pará); 14 e 15/10 (Pernambuco); e 6 e 7/11 (Ceará). Mais informações podem ser obtidas com a gerente de Núcleos Regionais, Eliene Conceição, via e-mail: eliene@abihpec.org.br/novo.

Comments

Open chat
Como posso te ajudar?