Política Nacional de Resíduos Sólidos: necessidade urgente de adequação pelas empresas



A PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos) foi instituída no País por meio de lei sancionada em 2010, após mais de 20 anos tramitando no Congresso Nacional. Um dos tópicos abordados nesta legislação é a Logística Reversa, um conjunto de ações, procedimentos e meios que devem ser adotados pelas indústrias para viabilizar a coleta e a restituição de embalagens pós-consumo ao setor empresarial, destinando-as à reciclagem.

Todas as indústrias – incluindo as micro e pequenas – devem cumprir essas obrigações, sob pena de multa e responsabilidades judiciais. Para enquadrar as empresas nas exigências da lei a ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), disponibiliza para suas associadas o programa “Dê a Mão para o Futuro: colabore com a reciclagem e ajude a gerar trabalho e renda”. As empresas participantes do quadro associativo da ABIHPEC que aderirem ao projeto estarão asseguradas pela lei.

“O programa atua por meio da responsabilidade compartilhada entre fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e poder público”, diz Rose Hernandes, diretora de Meio Ambiente da ABIHPEC.

Para empresas participantes dos Núcleos o PDS/HPPC realizará seis seminários de disseminação da Política Nacional de Resíduos Sólidos e Logística Reversa de Embalagens Pós-consumo – implicações e soluções para o setor de HPPC e outras seis sobre capacitação sobre a gestão sustentável de resíduos sólidos industriais de produtos de HPPC e elaboração de plano de gerenciamento de resíduos sólidos. Eles serão apresentados para os Núcleos de acordo com as demandas recebidas.

Saiba mais e faça a regularização de sua companhia. Visite os sites www.maoparaofuturo.org.br ou www.abihpec.org.br/novo ou entre em contato pelo telefone: 11 3372-9899 e e-mail: alexsandra@abihpec.org.br/novo.


Comments

Open chat
Como posso te ajudar?