Por que o Outubro Rosa é tão importante na prevenção do câncer de mama?

Prepare-se para uma overdose de posts, notícias e campanhas com a hashtag #outubrorosa. Pode parecer só marketing, mas não é: ter um mês dedicado a campanhas de conscientização sobre o câncer de mama é como colocar um alarme no celular para uma reunião. Você sabe que é importante e acha que não vai esquecer, mas… acaba esquecendo se ninguém lembrar. Falando nisso, seus exames estão em dia?

A Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama) montou um gráfico com dados do SUS a partir de 2017 que mostra como o número de mamografias aumenta nos meses de outubro e novembro. Em 2019, por exemplo, foram 229.238 exames em março (mês com o menor número) contra
330.239 em outubro e 305.703 em novembro. Com a pandemia em 2020, o número de mamografias em abril foi de apenas 61.357, mas em outubro deu um salto: 218.508 e mais 258.951 em novembro.
Isso porque além das campanhas batendo na mesma tecla (aliás, já marcou seus exames?), há mutirões por todo o Brasil para a realização de mamografias. A ong Américas Amigas, por exemplo, que atua junto à população de baixa renda, vai percorrer cinco comunidades da Grande São Paulo realizando mamografias gratuitamente ao longo do mês de outubro…

Acesse a matéria completa em  link: https://saude.estadao.com.br/blogs/tenho-cancer-e-agora/por-que-o-outubro-rosa-e-tao-importante-na-prevencao-do-cancer-de-mama/

Comments

Open chat
Como posso te ajudar?