Primeiro dia da Semana ABIHPEC de Mercado traz insights sobre comportamento do consumidor durante Pandemia

 A live contou com a participação de Perception, Mintel e profissionais da Colgate-Palmolive e TBMake empresa do Grupo Farmaervas

Começou nesta segunda-feira (31.08) a Semana ABIHPEC de Mercado, o tradicional encontro anual organizado pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), reunindo respeitados institutos de pesquisa e diversos profissionais do mercado de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPPC).

Nesta edição, apresentada em formato de lives online com acesso gratuito, a análise principal é sobre o cenário atual da indústria em tempos de COVID-19 com abordagem focada nos próximos meses.

Após boas-vindas do presidente executivo da ABIHPEC, João Carlos Basilio, o evento seguiu com a apresentação de Rodrigo Toni, diretor geral da Perception, que apresentou resultado de pesquisas que analisaram o estado de espírito do consumidor na quarentena e seus efeitos sobre o consumo pós-Covid. Rodrigo abordou algumas das principais tendências que acompanharam as pessoas durante este período tão delicado, assim como o reflexo no mercado de HPPC.

O burnout e a hipersensibilidade foram alguns dos efeitos negativos na rotina do brasileiro durante o período constituído por restrições e dificuldades, efeitos que se deram de diferentes formas nas diversas classes sociais.

Entre as tendências de consumo, Rodrigo destacou novos hábitos e comportamentos identificados por meio de pesquisas feitas pela Perception. Entre eles a descoberta de novas formas de lazer dentro de casa e as frequentes ocasiões guiadas pelo Do it Yourself, no qual a pessoa se informa para fazer algo ela mesma, sem ajuda de um profissional. Um hábito destacado foi o Pampering, ato de se auto presentear, com itens como perfumes e maquiagens, por exemplo.

As pesquisas também identificaram questões que permeiam um futuro ainda incerto: o mundo vai se manter realmente mais solidário? Iremos voltar a um cenário onde as pessoas podem interagir socialmente sem receio? As medidas de higiene realmente serão mantidas a longo prazo pela população? E ainda, os receios que mais afligem as classes mais vulneráveis.

Para concluir, as análises apontaram que a retomada das atividades fora de casa traz o desejo de voltar aos hábitos de cuidados pessoais que podem ter sido deixados de lado durante o isolamento social. Além disso, é vista uma grande motivação a práticas que tragam bem-estar e equilíbrio, portanto, produtos e ingredientes que se relacionam a isso e que sejam sensorialmente prazerosos podem ser uma oportunidade neste momento para a categoria de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos.

Em seguida, o evento recebeu a Amanda Caridad, analista sênior de beleza e cuidados pessoais da Mintel, que falou sobre o bem-estar no próximo normal, apresentando o resultado de estudos realizados pelo instituto desde o começo da pandemia, detalhando insights sobre o comportamento do consumidor e a redefinição de prioridades na vida das pessoas durante este período, assim como novas oportunidades no segmento de HPPC.

Estudos da Mintel revelaram que 67% dos brasileiros afirmam que o bem-estar mental se tornou maior prioridade. Os resultados também apontam que 93% dos brasileiros afirmaram ser importante cuidar da aparência com o intuito de manter bem-estar físico e mental, 36% estão interessados em produtos de beleza e cuidados pessoais que ajudem a aliviar a ansiedade e o stress, e 29% afirmou ter interesse nos produtos que proporcionam mais energia. Amanda também apresentou alguns produtos disponíveis no mercado que entregam benefícios holísticos marcados por ingredientes diferenciados e analisou oportunidades no universo dos games e da realidade aumentada, que podem ajudar os consumidores a se desestressarem.

No último bloco do encontro aconteceu o bate papo sobre as mudanças nas estratégias de comunicação e interação das empresas e marcas com consumidores e a sociedade com Luciana Abe, Diretora de Comunicação e Mídia Digital da Colgate-Palmolive, e Fernanda Marra, Gerente Comercial da TBMake, mediado por Karla Brandão, Diretora de Gestão, Comunicação & Marketing ABIHPEC. Luciana e Fernanda contaram à audiência algumas das ações desenvolvidas pelas respectivas empresas e suas marcas, como se deu o diálogo com consumidores e como puderam auxiliar e compartilhar informação durante o período, apoiando a sociedade num momento tão desafiador.

O conteúdo desta live está disponível no canal do Youtube da ABIHPEC:

Institutos e entidades apoiadores da Semana ABIHPEC de Mercado: ABRE (Associação Brasileira de Embalagem), Dezon (Peclers Brasil), Euromonitor, Google, IQVIA, Instituto Locomotiva, Mintel, Nielsen, Qualibest, Segmenta e Perception. Parceiro de Mídia: Cosmetic Innovation

O evento segue para seu segundo nesta terça-feira (01.08), conforme programação abaixo.

  • 01/09 – TERÇA-FEIRA
  • 10h – Abertura – João Carlos Basilio, presidente-executivo da ABIHPEC e Karla Brandão, diretora de Gestão, Comunicação & Marketing da ABIHPEC
  • 10h10 – Perspectivas do segmento de HPPC no varejo farmacêutico – Camila Castro do IQVIA
  • 10h50 – Como fica a relação indústria e varejo? A força dos canais de vendas – Renato Meirelles, Instituto Locomotiva
  • 11h30 – Mesa-redonda: Atitudes das empresas em meio a pandemia: agilidade e transformação de ameaças em oportunidades

Participantes: Patrick Sabatier, diretor de Relações Institucionais da L’Oréal Brasil e Artur Grynbaum, CEO do O Boticário

Moderação: Renato Meirelles – Presidente do Instituto Locomotiva

  • 02/09 – QUARTA-FEIRA
  • 10h – Abertura – João Carlos Basilio, presidente-executivo da ABIHPEC e Marina Kobayashi, gerente de Inovação da ABIHPEC
  • 10h10 – Beleza pós-Covid – Margareth Utimura, da Nielsen
  • 10h50 – Um olhar para o futuro da indulgência e do consumo – Iza Dezon e Vânia Goy, da Dezon (Peclers Brasil)
  • 11h30 – Mesa-redonda: Inovação no setor de HPPC – Convertendo a ameaça do coronavírus em uma série de oportunidades no mercado de HPPC.

Participantes: Lena Peron, Sócia Fundadora da Casa Feito Brasil, e Marcela Mariano, CCO da Baruel

Moderação: Elaine Gerchon, gerente de Inteligência de Mercado da ABIHPEC

  • 03/09 – QUINTA-FEIRA
  • 10h – Abertura – João Carlos Basilio, presidente-executivo da ABIHPEC, e Rose Hernandes, diretora de Meio Ambiente da ABIHPEC
  • 10h10 – Beleza e Cuidados pessoais após Covid-19: O que esperar?Elton Morimitsu – do Instituto Euromonitor
  • 10h50 – Como a pandemia tem acelerado as tendências para se reconectar com o consumidor – Daniel Morimoto, da Segmenta
  • 11h30 – Mesa-redonda: O Desafio das embalagens no setor de HPPC em tempos de pandemia.

Participantes: Renato Massara, diretor Comercial e de Marketing da Wheaton e Juliana Marra, Head de External Affairs da Unilever 

Moderação: Luciana Pellegrino, diretora-executiva, da ABRE (Associação Brasileira de Embalagens)

  • 04/09 – Sexta-Feira
  • 10h – Abertura – João Carlos Basilio, presidente-executivo da ABIHPEC e Claudio Viggiani, presidente do Instituto ABIHPEC
  • 10h10 – A indústria de Beleza e novos sinais de consumo – Carolina Soares, do Google
  • 10h50 – Brand Experience: entendendo o mindset do consumidor em cada etapa da jornada de compra – Adriana Ribeiro, da Qualibest e Marcos Machado, Top Brands
  • 11h30 – Mesa-redonda: Ações das empresas em apoio a mulheres em situação de vulnerabilidade

Participantes: Isabella Zakzuk, diretora senior de Marketing para a divisão Beleza da Procter & Gamble e Danielle Bibas, vice-presidente de Marketing da Avon

Moderação: Rodolfo Guttilla, sócio fundador da CAUSE

 

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