[:pt]Produção da indústria de São Paulo cai 12,8% em setembro[:]

[:pt] 

 

BRUNO VILLAS BÔAS
DO RIO

Sob impacto da redução de ritmo nas montadoras, o parque industrial de São Paulo produziu 12,8% a menos em setembro deste ano, na comparação ao mesmo mês do ano passado, a 19ª queda consecutiva.

Trata-se do pior desempenho para o mês na série histórica da pesquisa do IBGE, iniciada em 2002, segundo dados divulgados pelo instituto nesta terça-feira (10).

Com estoques elevados e sem perspectiva de retomada firme da demanda, as indústrias têm cortado a produção e demitindo funcionários para enfrentar a recessão da economia.

Com mais um resultado mensal ruim, o patamar de produção das fábricas de São Paulo é o menor desde dezembro de 2008, na fase mais aguda da crise iniciada no mercado hipotecário americano.

Para medir a produção da indústria, o instituto usa como base de comparação a média do setor em 2012. Quando o indicador registra 110, isso significa que a produção está 10% maior do que a média daquele ano.

Em setembro, a produção de São Paulo estava em 84,3. Esse indicador é o menor desde dezembro de 2008, quando estava em 84,2, considerando a série histórica do instituto que tem ajuste sazonal.

Produção industrial regional

img6

SETORES

Na passagem de agosto para setembro, a produção da indústria de São Paulo teve uma queda de 0,2%. Com isso, passou a acumular uma redução de 10,2% da produção no ano e de 9,7% nos últimos 12 meses.

Na comparação com setembro do ano passado, o resultado de São Paulo foi puxado pelo setor de veículos automotores, reboques e carrocerias (-31,9%), grupo que inclui a produção de automóveis.

Outros destaques negativos, considerando o peso dos setores, vieram das atividades de máquinas e equipamentos (-18,0%) e de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (-31,1%).

OUTRAS REGIÕES

Dos 15 locais acompanhados pelo IBGE, 12 tiveram queda de produção em agosto, na comparação ao mesmo mês do ano passado. O Rio Grande do Sul teve o recuo mais acentuado, de 19,7%.

Além de São Paulo, também tiveram desempenho negativo os estados do Amazonas (-13,1%), Ceará (-11,9%), Santa Catarina (-11,6%), Rio de Janeiro (-11,2%) e Minas Gerais (-11,1%).

Por outro lado, Mato Grosso (18,3%) e Pará (12,3%) tiveram avanços no mês. O Mato Grosso foi ajudado pelos setores de produtos alimentícios e de derivados do petróleo e biocombustíveis. Já o Pará pelas indústrias extrativas. O Espírito Santo ficou praticamente estável, com alta de 0,1%.

Fonte: Folha

 

 [:]

Comments

Open chat
Como posso te ajudar?