Produto com ativo da Amazônia pode ajudar fabricante a ganhar mercado

Depois dos cosméticos, fabricantes de alimentos e bebidas têm maior potencial para explorar esses ativos, de acordo com consultora. Para regionais essa é uma oportunidade de crescimento

São Paulo – O uso de ativos da Amazônia pela indústria vai muito além do açaí e a exploração de novas frutas pode render às fabricantes ganhos em nichos pouco explorados do mercado.

Segundo a gerente de marketing da consultoria DirectBiz Consultants, Ana Paula Ramos Inoue, os setores de alimentos e bebidas têm muito potencial para explorar. “É o momento das fabricantes explorarem isso e as regionais têm oportunidade de ganhar participação no mercado”, afirma Ana Paula.

A Amazon Flavors, fabricante de matérias-primas para bebidas, registrou crescimento na procura por insumos da região. O coordenador comercial da empresa, Marco Aurélio Andrade, conta que, embora ofereça diversos ativos, o açaí – fruto típica – ainda tem a maior demanda. “O mercado começou a olhar para o açaí depois que a procura em outros países cresceu”, conta.

Ele observa, porém, que ativos do cupuaçu e guaraná são mais demandados por empresas regionais.

De olho no crescimento desse mercado, a Coca-Cola criou uma linha de sucos a base de açaí. “A Coca-Cola Brasil queria ampliar o leque de opções de bebidas prontas para o consumo”, afirma o diretor de sustentabilidade da companhia, Pedro Massa. De acordo com ele, um dos objetivos da empresa foi ingressar no segmento de produtos que oferecem alta concentração de nutrientes e adquirir matéria-prima de produtores locais.

Cosméticos

O movimento da Coca-Cola, avalia Ana Paula, da DirectBiz, é similar a ação da Natura no início dos anos 2000 quando criou a linha Ekos.

“A Natura foi pioneira no uso de ativos da Amazônia em parceria com produtores locais, mas na sequência a concorrência avançou e hoje esse mercado [para cosméticos] está saturado”, destaca ela.

Para manter sua participação no segmento, a Natura mantém investimentos agressivos e, no último ano, destinou R$ 216 milhões, o equivalente a 3% da receita líquida à inovação. Os investimentos, entretanto, não evitaram o avanço da concorrência e a companhia perdeu 0,5 ponto percentual de market share para 30,5% na categoria de cosméticos e fragrâncias, no acumulado de janeiro a outubro do ano passado, conforme dados disponíveis

A fabricante regional Prönatus, com produção em Manaus (AM) é uma das muitas concorrentes do segmento. “Temos atuação muito forte no Nordeste e agora a ideia é entrar nos mercados do Sul e Sudeste”, relata o diretor-presidente da empresa, Evandro de Araújo Silva. Na avaliação dele, a proximidade da fonte de matéria-prima é uma das principais vantagens competitivas da Prönatus. “Com isso, conseguimos entregar produtos de qualidade e muito baratos”, avalia. A previsão da empresa é ampliar a produção em 60% esse ano, alavancada pelo aumento da área de distribuição.

Burocracia

Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), João Carlos Basílio, o único entrave para que os ativos da Amazônia ganhem mais espaço no mercado de cosméticos hoje, é a burocracia que envolve a pesquisa e desenvolvimento desses produtos.

“Precisamos aprovar a Lei da Biodiversidade para dar segurança às empresas que trabalham com esses ativos, porque da maneira como é hoje está quase impossível para pequenas e médias empresas, até as grandes, investirem nisso”.

Aprovado na última semana pelo Senado Federal, o texto base da Lei de Biodiversidade busca reduzir a burocracia para pesquisa e exploração da biodiversidade brasileira. “A lei é um avanço, mas não a solução, porque tem pontos não definidos claramente”, observa o sócio do escritório Pinheiro Neto Advogados e especialista em Direito Ambiental e Sustentabilidade, Werner Grau.

O especialista avalia que, no atual modelo, o investimento em pesquisa de novos produtos é desestimulado e o mercado fica restrito, pois apenas empresas com capital e tempo conseguem investir, o que geralmente não é o perfil das pequenas e médias fabricantes.


Fonte: DCI

Comments

Open chat
Como posso te ajudar?