Projeção do PIB cai pela sétima semana seguida e vai a 1,05%, diz BC



Analistas das principais instituições financeiras do país diminuíram pela sétima semana seguida suas projeções de crescimento da economia em 2014, passando de 1,07% na semana passada para 1,05% nesta semana. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (14) no relatório Focus, publicado semanalmente pelo Banco Central (BC).

perspectiva para o PIB vem piorando desde que o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou alta de 0,2% do PIB no primeiro trimestre.

Os economistas consultados elevaram a expectativa para a inflação este ano a 6,48%, contra 6,46% na semana anterior. O valor está quase no limite da meta do governo, que é de 4,5%, com tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo (2,5% a 6,5%).

De acordo com o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) divulgado na semana passada, os preços no Brasil subiram 0,4% em junho. Com esse resultado, a inflação oficial acumulada em 12 meses é de 6,52%, levemente acima do limite da meta estabelecida pelo governo.

A expectativa para a cotação do dólar ao final deste ano caiu para R$ 2,39, contra R$ 2,40 na semana passada.

A previsão para a taxa básica de juros (Selic) foi mantida em 11% ao final deste ano. Nesta semana, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC se reúne para decidir se altera ou não a taxa de juros.

Entenda o que é o boletim Focus

Toda segunda-feira, o Banco Central (BC) divulga um relatório de mercado conhecido como Boletim Focus, trazendo as apostas de economistas para os principais indicadores econômicos do país.

Mais de cem instituições são ouvidas e, excluindo os valores extremos, o BC calcula uma mediana das perspectivas do crescimento da economia (medido pelo Produto Interno Bruto, o PIB), perspectivas para a inflação e a taxa de câmbio, entre outros.

Mediana apresenta o valor central de uma amostra de dados (desprezando os menores e os maiores valores).

Fonte: Economia UOL

Comments

Open chat
Como posso te ajudar?