Projeto Beleza Negra reforça necessidade empreendedores da área da Beleza

Projeto Beleza Negra reforça necessidade de capacitação de empreendedores da área da Beleza

Nesta segunda-feira (17), aconteceu a primeira etapa do Seminário Gestão Empreendedora, Estética Personalizada e Empoderamento, promovido pelo Projeto Beleza Negra, coordenado pelo Instituto ABIHPEC e IR Consult. O evento reuniu na sede da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), em São Paulo, dezenas de profissionais e empreendedores negros para uma bateria de palestras sobre profissionalização, inovação, tendências do setor de beleza, gestão do negócio, técnicas para tipos de cabelos ondulados e crespos além de ressaltar o grande potencial do consumo da população negra.

Segundo o IBGE, 54% dos habitantes do país se declaram negros e pardos, o que reforça a necessidade da ampliação da oferta de produtos e serviços para este segmento da sociedade. Uma crescente autoafirmação do realce da beleza negra natural torna o mercado da beleza ainda mais promissor e a capacitação indispensável.

“Temos o objetivo de falar sobre o desenvolvimento profissional voltado para a população negra, que precisa ampliar os espaços de poder no mercado em busca de um país melhor e com mais equidade”, comentou Ivan Lima, presidente do Comitê de Equidade Racial do LIDE (Líderes Empresariais) e coordenador do Beleza Negra.

“Não há como fazer a empresa crescer sem se aprofundar em técnicas de gestão, sobretudo a financeira”, comentou Paulo Henrique de Oliveira, analista de Negócios do Sebrae. O especialista explicou como a ‘Lei do Salão-Parceiro’, que determina regras de contrato de parceria entre profissionais de beleza e donos de salões, pode contribuir para a organização dos negócios. “Além de regularizar as atividades, o acordo traz diversos benefícios tributários e segurança trabalhista para todos os envolvidos no contrato”, destacou.

Na análise de tendências do setor, apresentada por Elaine Gerchon, diretora de Inteligência de Mercado da ABIHPEC, a valorização da beleza natural e do empoderamento do cabelo cacheado, crespo e grisalho se mostra latente entre os hábitos de consumo pós-pandemia. O movimento indica maior busca por produtos personalizados.

Edson Beauty, especialista em cabelos ondulados, crespos e cacheados, destacou que neste contexto o profissional de beleza precisa ser a principal referência técnica para os clientes, como forma de se sobressair ao cenário digital, onde circulam informações, muitas vezes, imprecisas.

“O Projeto Beleza negra foi uma injeção de ânimo para nós empreendedores que estamos em busca de melhores soluções para os negócios. Uma troca que todo profissional deveria ter a oportunidade de ter”, comentou Damiana Guimarães, participante do projeto.

Também participaram da abertura do evento, Claudio Viggiani, presidente do Instituto ABIHPEC, João Carlos Basilio, presidente-executivo da ABIHPEC e Gil Clarindo, presidente do Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra.

A segunda etapa do 1º Seminário Gestão Empreendedora, Estética Personalizada e Empoderamento acontecerá na próxima segunda-feira (24). Acompanhe as ações do Instituto ABIHPEC através do site.

Fonte: Revista Hec 

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